10 passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro com crianças

10 passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro com crianças

 

Todo viajante que se preze começa a pesquisa de viagem com a seguinte pergunta: ” O que tem para fazer nesse lugar?” E para nós, mães e pais, não é diferente, só que a frase vem com um adendo: ” O que tem pra fazer nesse lugar com as crianças?”

Além disso, passear e viajar não significa necessariamente gastar rios de dinheiro. Existem muitos programas que proporcionam muita diversão e são gratuitos. Isso mesmo, você não leu errado: de graça!

Pra te dar uma forcinha, elaborei uma lista com 10 passeios legais para fazer em família no Rio de Janeiro, gastando pouco. Serve também pra você, carioca, que busca atividades alternativas ao shopping e ainda não prestigiou a própria cidade.

Todos prontos para ver o que a Cidade Maravilhosa tem pra oferecer? Então vem comigo!

Passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro com crianças

 

 

1. Parque dos Patins – Lagoa

 

Bem,pelo nome dá pra saber o que dá pra fazer nesse lugar: gastar energia. Mas é muito mais que isso!

O parque dos patins possui pistas para patins  e skates, parquinho, fica perto de restaurantes e banheiros. Além disso, existe a possibilidade de alugar bicicletas ( tem pra todo mundo – pequena, grande, com rodinha, com cadeirinha, triciclo…) para andar na ciclovia, e /ou tomar uma água de côco pra dar aquela hidratada enquanto admira a vista,e /ou comer uma pipoquinha sentados na grama, e/ou até andar de pedalinho. É lugar pra “perder” o dia todo se quiser, ou só aproveitar um fim de tarde de forma agradável em família.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, s/n – próximo ao Jockey Club – Lagoa

Quanto custa: Nadinha.

Pipoquinha na Lagoa

 

Malinha na garupa da bike -Lagoa

 

Eu falei mais sobre Lagoa com crianças aqui.

 

2. Praia Vermelha

 

Rio de Janeiro com crianças
Praia Vermelha – Pão de Açúcar ao fundo.

 

Eu coloquei na lista porque ao meu ver, é uma das paisagens que tem quer ser vistas da cidade maravilhosa. A praia vermelha fica entre dois paredões de pedra e tem um ângulo privilegiado do Pão de Açúcar

Além do mais, por ser mais “complicado” pra chegar de transporte público, comparada às outras praias, é normalmente mais tranquila e menos cheia.

Tem restaurante por perto e também uma pracinha. Pode ser visitada de todo jeito: pra quem quer ir à praia, pra um almoço com bela vista, à noite para as crianças comerem uma pipoca e aproveitarem a pracinha.

Endereço: No final da Avenida Pasteur, a rua de acesso ao bairro da Urca, fica a Praça General Tibúrcio. A Praia Vermelha fica logo depois da praça.

Quanto custa: Nadinha!

 

Eu já falei sobre essa praia aqui.

 

3. Aterro do Flamengo

 

 

O Aterro é meu queridinho aos domingos e feriados, quando suas pistas fecham e podemos andar de bicicleta, caminhar, brincar. Mas em 1.200.000 metros quadrados de extensão ( do Aeroporto Santos-Dumont, no Centro, ao início da Praia de Botafogo), o que não falta é atração e o que fazer por lá: o Museu de Arte Moderna (MAM), o Monumento Aos Mortos da II Guerra Mundial, a Marina da Glória, o Memorial Getúlio Vargas, o Cine Glória, o Monumento a Estácio de Sá, a casa de shows Vivo Rio, a Praia da Glória,  quadras destinadas à prática de esportes, o Museu Carmen Miranda e a Praia do Flamengo.

Endereço: Baía De Guanabara | Parque Brigadeiro Eduardo Gomes.

Quanto custa: Nadinha!

 

4. Parque Lage

 

 

O Parque Lage é como um oásis no meio da cidade, como cenário de cinema. Muito verde, parquinho, gramado pra piquenique e brincadeira ao ar livre. É uma delícia passar a tarde nesse lugar.

Quer saber mais sobre o Parque Lage? Leia nesse post que escrevi sobre ele aqui.

 

5. Museu Naval

Para as crianças que adorariam saber um pouco mais sobre os navios, essa é uma boa dica. O Museu Naval possui, em seu acervo, modelos navais, obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas e documentos históricos. Além disso, oferece também peças teatrais e atividades de arte-educação para o público infanto-juvenil em sua Sala de Ação Educativa.

Endereço: Rua Dom Manuel 15, Praça XV, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Quanto custa: Nadinha

Atenção!

SETOR DE AGENDAMENTO:
Atendimento público: De segunda a sexta-feira, exceto feriado
Horário: 08:30h às 11:45h e das 13:15h às 16:00h
Telefones: 21 2532-5992 – 21 2233-9165
Sábados, domingos e feriados : 2104-5506, 2104 5493, 2104-6691

Para maiores informações, clique aqui.

 

6. Parque da Catacumba

 

É um parque natural, cheio de verde, na beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na parte baixa,você vai encontrar caminhos de pedras, esculturas, e pequenos nichos e praças, ideais para fazer um piquenique cercado por natureza. (Nós já fizemos!)

Além disso, para as crianças que gostam de um pouquinho mais de aventura, é possível fazer atividades como arvorismo, tirolesa, escalada, que são oferecidos pela empresa Lagoa Aventuras. Para maiores informações sobre essas atividades, clique aqui.

 

Para quem gosta de uma trilha, ainda é possível caminhar até o mirante do Sacopã e ter uma linda visão da Lagoa.

Eu também já falei sobre o Parque da Catacumba nesse post.

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 3000

Quanto custa: nadinha!

7. Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista tem história pra contar. Foi usada como residência durante o Império no Brasil pela família imperial. Atualmente, a Quinta funciona como um parque municipal, onde fica o Jardim Zoológico e no antigo Paço Imperial, fica o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

Caso não queira gastar nada, é possível fazer piqueniques nos jardins, fazer caminhadas, aproveitar o espaço ao ar livre.

Endereço:Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão

Quanto custa: nadinha!

8. Floresta da Tijuca

 

Se você já leu um pouquinho desse blog que os fala, já percebeu que somos fãs de natureza e piqueniques. Bem, se você também gosta, está aqui mais uma opção no Rio de Janeiro. Na Floresta da Tijuca também tem parquinho, cachoeira, mesas de cimento, caso não queira comer no chão e para os maiorzinhos e aventureiros, trilhas!

Endereço: Estrada da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista

Quanto custa: nadinha!

 

 

9. Bosque da Barrra

O espaço é um Parque Municipal e reserva ecológica com espécies de flores ameaçadas de extinção, que possui uma parte com vegetação de restinga, além de pássaros e micos e um parquinho de brinquedos, que é a alegria da criançada.

É uma das áreas verdes mais visitadas da região,localizada no meio de um grande centro urbano e conta com uma ampla estrutura de lazer:  um grande lago, trechos arborizados, alamedas, quadras de vôlei, campos de futebol, grandes gramados, playgrounds e churrasqueiras de pedra, além de banheiros e pias para uso de seus frequentadores.

Ótimo para andar de bicicleta, brincadeira livre, piqueniques (olha ele aqui de novo!)…

Endereço: Avenida das Américas, Km 06, 6000 – Barra da Tijuca

Quanto custa: nadinha!

 

10. Praias!

Pra fechar a nossa lista, elas não podiam faltar não é?! Vir no Rio de Janeiro e não chegar perto do mar, não faz o mínimo sentido!

 

 

E com 72,3 km de extensão em praias, fica até difícil escolher! Eu já falei sobre as melhores praias no Rio para ir com crianças aqui, mas te digo de antemão, que já fui em tudo quanto é praia na cidade com as meninas e elas se divertem em TODAS!

 

Lembrando que as praias podem ser “utilizadas” de diversas maneiras, mesmo quando o dia está nublado: aqui, além do tradicional, adoramos andar no calçadão no final da tarde, tomar uma água de côco,andar de patins nas pistas que fecham aos domingos, e nosso preferido – assistir ao pôr do sol!

 

 


Aline Figueiredo

É mãe das malinhas Amanda e Andressa, travel-blogger, ama viajar, estudar, escrever e é viciada em séries. Acha que é de amor que as pessoas precisam e tem esperança da construção de um mundo melhor, porque acredita nas crianças.

8 Comments

  • Trackback: 9 passeios para fazer no Rio com crianças - Carregando Malinhas
  • polianacardozo
    29 de maio de 2017 13:54

    Ah mas esse post está muito amor hein? Clap clap clap, porque em tempos de crise ter dicas de passeios tão legais em uma cidade tão valorizada é um must! E olha que até eu que não tenho crianças favoritei para consultas posteriores. Beijos

  • Fran Agnoletto
    25 de maio de 2017 20:21

    Quem é que disse que o Rio é carésimo?
    Da para curtir muito quase de graça.
    Adorei suas dicas! Ando morrendo de saudades do Rio!
    Beijos

  • Bárbara Calmeto Lomar Passos
    25 de maio de 2017 12:45

    Amei suas dicas e só tem lugar top. Sou suspeita porque amo o Parque Lage e o Bosque da Barra. Bjs

  • Trackback: 9 passeios para fazer no Rio com crianças - Carregando Malinhas
  • Mel Lima
    24 de maio de 2017 23:35

    Minha filha ama o RJ! ela ja foi muitas vezes, porque meu pai sempre participou de maratonas aí e ela ia junto! Ela ficaria tranquilamente só com o item 10: PRAIAS. 🙂 Sempre lindo o RJ! E suas fotos incríveis! Saludos.

  • Lilian Azevedo
    24 de maio de 2017 22:13

    Excelentes dicas para familias com/sem crianças, jovens,idosos, adultos.

  • Tatiane
    24 de maio de 2017 16:35

    Que lista tão útil! Passeios+crianças +grátis =Tô dentro

Leave a Reply

Deixe uma resposta