5 praias no Rio de janeiro para ir com crianças

5 praias no Rio de janeiro para ir com crianças

 

 

29805-NXOHXU

 

 

O verão está se aproximando e logo vem à nossa mente aproveitar um lindo dia de sol na praia. O Rio de Janeiro tem 635 quilômetros de litoral e algumas praias deslumbrantes.  Como decidir qual é a melhor para levar sua família?

Podemos dizer que as características de uma boa praia para ir com crianças são:

 

– mar calmo;

-não ser lotada;

-fácil acesso;

-infraestrutura;

-ser limpa e própria para banho ( essa serve para qualquer pessoa né?!).

 

Não significa que a praia a escolher tenha que ter todas essas características ao mesmo tempo (apesar de ser um sonho!). Sempre podemos adaptar uma ou outra coisa com bastante jeitinho e organização. Para facilitar sua escolha, eleja uma ou duas características que considere essenciais e de que não abra mão e adapte-se ao resto.

 

Por exemplo:

 

-Se a praia que você quer visitar tem o mar agitado, considere levar piscina inflável, ou se acomode perto de chuveirinhos, como existem na maior parte das praias da cidade do Rio.  O baldinho também é sempre um ótimo curinga para o banho da criançada.

 

-Se por acaso, a praia em uma “pegada” mais deserta, sem infraestrutura de quiosques, barraquinhas com coisas para vender, aluguel de barracas de sol ou até restaurantes próximos, não esqueça de levar todos os itens que precisa, principalmente os referentes à alimentação e bebidas. Nesse caso, você também vai precisar de itens , como bolsas ou caixas térmicas e gelo, para conservação dos mesmos.

 

-Se a praia for um pouco mais cheia, certifique-se de chegar cedo para evitar ficar horas para estacionar ( o que pode deixar as crianças muito irritadas e ansiosas- e você também, por tabela) e também garantir o melhor espaço na areia.

 

Independente de qual praia escolher, não esqueça NUNCA do protetor solar, que deverá ter FPS 30 ou mais e deve ser reaplicado a cada duas horas. Fique atenta ao horário de exposição ao sol, lembrando que o ideal é que seja antes das 10h e após as 16h.

Use e abuse de muito líquido para que todos se mantenham hidratados e evite alimentos que podem se estragar facilmente.

Com todos os cuidados e medidas tomadas, é hora de relaxar e curtir muito o verão na praia com a família!

 

10492465_697650936950030_4317064301829199635_n

 

Segue aqui, uma lista com as melhores praias do Estado do Rio de Janeiro para visitar com crianças:

 

1) Praia do Leblon -Rio de Janeiro

 

Tem 1300 metros de extensão e localiza-se num bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro. Além da infraestrutura de quiosques,restaurantes e sanitários próximos, seu diferencial é o baixo bebê, na altura da rua General Venâncio Flores, posto 12.

 

O baixo bebê é um quiosque que oferece espaço dedicado a crianças e bebês com brinquedos e playground. Além disso, há também um fraldário disponível. Oferece diversas atividades culturais e esportivas assessoradas por monitores. Outro ponto super positivo, é que as barracas alugam piscinas infláveis para as crianças, além das tradicionais cadeiras de praias e os guarda-sóis.

 

 

2) Praia Vermelha – Rio de Janeiro

 

praia

 

Fica no bairro da Urca e apesar de estar perto de um dos maiores pontos turísticos da cidade – o bondinho do Pão de Açúcar, não é considerada integrante do circuito turístico de praias do Rio de Janeiro, já que é distante da maior parte dos hotéis.

 

É cercada pelo Morro da Urca, Pão de Açúcar e Morro da Babilônia. Este belo cenário já é motivo suficiente para frequentar essa praia. Mas além disso, ela possui águas calmas e areias não tão finas.

 

Numa extremidade, existe um clube militar com um restaurante aberto ao público e um antigo forte, com canhões expostos. Na outra ponta, encontra-se um caminho que rodeia o Morro da Urca.

IMG_8276

 

Possui um pouco mais de 200 metros de extensão e por isso constantemente fica muito cheia. É recomendado que se chegue cedo, já que o estacionamento também é disputado com os turistas que visitarão o bondinho. No entorno da praia, existe uma praça com quiosques, parquinhos e barraquinhas.

 

 

3)Prainha de Itacoatiara – Niterói

 

É uma enseada de águas calmas com piscinas naturais formadas por paredões de pedras, tornando-se um lugar ideal para curtir com as crianças. Está localizado na região oceânica de Niterói e é uma extensão da praia de Itacoatiara.

 

 

4) Prainha – Arraial do Cabo

 

DSC01039

 

Por ficar na entrada da cidade, ter toda uma estrutura de quiosques com mesas, cadeiras e guarda-sóis, possuir areias brancas, finas e mar esverdeado e calmo, é uma praia bem procurada para quem visita Arraial do Cabo com a família.

 

 

 

5) Praia da Ferradurinha – Búzios

 

O acesso se dá por uma trilha de 5 minutos a partir do canto esquerda da Praia de Geribá. Está dentro de uma pequena enseada cercada por montanhas e o mar parece mais uma piscina, de tão tranquilo que é. Recomenda-se chegar cedo para conseguir estacionar com tranquilidade.

 

 

 

Óbvio que existem muitas, muitas e muitas praias além dessas 5 listadas acima, e existem para todos os gostos, necessidades, e preferências. Aqui no blog eu já falei sobre a Ilha Grande com crianças, que por si só, apresenta um amplo leque de praias maravilhosas para curtir o verão com os pimpolhos.

 

Leia também as dicas super práticas para ir à praia com os filhotes com estresse, que dei no blog Desempilhados.

 

Você tem alguma praia preferida? Me conta aqui nos comentários!

 

 

___________________________________________________________________________

Criança fora de casa!

 

 

O texto acima foi feito especialmente para  série de post Crianças fora de casa! São dicas e ideias para encorajar pais e mães a saírem com seus filhos de casa e conhecerem lugares novos, viverem experiências diferentes e mostrar para as crianças o mundo lá fora. Os textos serão publicados a cada mês.

 

Veja o que outras mães escreveram para a série Crianças Fora de Casa! no mês de novembro:

 

Andreia Cartolari Palão,  falou sobre leitura visitas às livrarias com crianças e como encarar a leitura de forma divertida e prazerosa.

 

Mariana Garbelini Borelli, falou sobre  caminhada com sua bebê e como isso se tornou um hábito familiar, além de estreitamento de laços.

 

Malu Naves, do blog Com Filhos Por Aí, falou como se desconectar dos aparelhos eletrônicos durante a viagem e se conectar com sua família, criando memórias inestimáveis.


Aline Figueiredo

É mãe das malinhas Amanda e Andressa, travel-blogger, ama viajar, estudar, escrever e é viciada em séries. Acha que é de amor que as pessoas precisam e tem esperança da construção de um mundo melhor, porque acredita nas crianças.

7 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta