Acampar com crianças: O guia!

Acampar com crianças: O guia!

 

13893-NPBDP5

 

 

É comum ver espanto ou ouvir das pessoas que sou corajosa, quando digo que acampei ou que pretendo acampar com  crianças.

Acredito que o medo pode impedir famílias de viver momentos únicos e uma experiência maravilhosa. E se você tem dúvidas de que seu filho irá gostar, pergunte a ele sobre a ideia de dormir numa barraca. As crianças adoram!

10362844_697812240267233_9006633732520661008_n
Felicidade no camping!

 

 

Acampar vai muito além da forma mais econômica de hospedagem. A prática favorece uma experiência em que o diferente sobressai, promovido por um ambiente rico em diversidade. Além do contato íntimo com a natureza, também estreita o relacionamento entre pais e filhos.

Quando afastados das tarefas diárias, da programação da TV e de todos os aparelhos eletrônicos, é preciso criatividade para entreter nossos filhos com as coisas simples da vida. Tudo isso facilita a comunicação e fortalece os laços de afetividade e de amor, além de resgatar a brincadeira com pés no chão e uma infância livre.

Acampar ensina às crianças sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental. No contato direto com a beleza natural, ela entende na prática porque preservar é preciso.

 

 

10462626_697653016949822_5565656538914561412_n (1)
Observando formigas.

 

 

E agora, que já te expliquei todos os melhores motivos para acampar com as crianças, você me pergunta: ” – Por onde começo?”

Acampar com crianças : como fazer?

 

 

Vamos ao check-list de acampamento:

 

#1 – Escolher o camping

 

Antes de iniciar a aventura, é fundamental escolher um bom camping, Tenha em mente , principalmente com crianças, que não se pode acampar em qualquer lugar e que há lugares ideais, com estrutura e adaptados para te proporcionar tranquilidade.

 

Crianças gostam de se sentir livres. Elas querem desbravar o mundo e o ambiente ao redor, e cada pequeno e simples detalhe se torna razão de entretenimento, fantasia e favorece o desenvolvimento da criatividade.

 

Por isso, um local onde elas tenham espaço para correr e explorar em segurança, os diversos recursos que a natureza oferece gratuitamente, é considerado ideal e uma escolha de sucesso.

 

Pesquise informações sobre o camping e confira se ele tem banheiros com água quente, energia elétrica, cozinha e utensílios. É importante também que seja familiar.Não é viável com crianças, ficar num camping onde tem música alta até tarde e bagunça generalizada.

 

 

#2 –  Checar a previsão do tempo

 

Para evitar imprevistos, cheque a previsão do tempo sempre antes de acampar.  Óbvio que uma chuvinha não acaba com o programa, mas é melhor evitar, não é?!

 

 

#3 – A barraca

 

 

Acampar

 

 

Existem muitos modelos de barracas. De todos os tamanhos, cores e preços.  Porém, ao escolher, alguns aspectos são indispensáveis:

 

  • deve ser resistente;
  • deve ser impermeável e com costura selada;
  • deve ter espaço para toda a família;
  • deve ter telas mosquiteiras.

 

Além disso, verifique o peso. Se não vai usar o carro, é melhor que sua barraca seja leve. As barracas com avanços também são ótimas opções, já que você pode usar esse espaço para deixar sapatos e equipamentos sujos, mantendo o interior limpo.

 

Aqui vai uma dica legal: se você quer evitar a umidade do solo, use um isolante térmico ou uma lona. Existem isolantes em E.V.A. e infláveis (são diferentes de colchão). Porém, tudo o que for usado para esse propósito, deve ser colocado dentro da barraca e não embaixo dela, pois pode causar uma poça de água entre o piso da barraca e a lona e pode causar inundação.

 

isolante-termico-eva
Isolante térmico em E.V.A. Imagem retirada do site Viagens e andanças.

 

É uma boa ideia também, ter uma lona para usar de cobertura. Assim sua barraca fica ainda mais protegida. Se for usar cobertura, não esqueça de levar cordas para fixá-la e nunca a coloque colada no teto da barraca, pois pode causar transpiração.

 

 

#4 – Preparativos

 

Você já escolheu o camping , a barraca apropriada e ao checar a previsão, viu que seu acampamento será possível. Hora de começar a se preparar para a diversão!

 

 

10771-NMSIAE

 

 

⇒ Confira os equipamentos

 

Monte a barraca em casa antes da viagem. Isso é importante para conferir se não há furos e rasgos, se todas as partes estão completas e também para aprender a montar e não passar sufoco na hora. Faça o mesmo com o colchão inflável, caso seja sua opção. Já pensou se dar conta que o colchão não enche somente na hora de ir dormir?

 

Uma alternativa para o colchão inflável, são os colchonetes de camping , ou então sacos de dormir.

 

saco de dormir para crianças
Sacos de dormir para crianças

 

 

⇒ Carregue baterias, pilhas, câmeras fotográficas, celular e cheque as lanternas.

 

Lembre-se que você não terá uma tomada à sua disposição no seu quarto ! Além disso, não corra o risco de perceber que a lanterna não acende bem na hora em que você precisa!

 

⇒ Arrume as malas

 

Aqui, é importante ter em mente que o que você levar, dividirá espaço com sua família na barraca. Então, a palavra de ordem nessa hora é desapego! Eu sei que isso é muito difícil, ainda mais quando saímos com crianças, mas aqui vão algumas dicas de itens essenciais:

 

 

O que levar?

 

  • Poucas roupas. Aqui o exercício é viver com menos e ocupar menos espaço. Leve roupas leves e de fácil lavagem e secagem, porém também acrescente agasalho e meias extras para a hora de dormir;
  • barraca (isolante térmico e cobertura são opcionais);
  • tapetes para entrada da barraca (é totalmente opcional, mas é uma boa dica pra manter a barraca limpa);
  • colchonete/colchão inflável ( e inflador)/ saco de dormir;
  • travesseiros, roupa de cama e toalhas;
  • Lanternas e pilhas;
  • Câmera fotográfica;
  • Protetor solar e repelentes ( MUITO IMPORTANTES);
  • Kit de primeiros socorros e farmacinha ( peça ao pediatra para prescrever e indicar os medicamentos importantes de levar);
  • Necessáire com produtos de higiene básicos. Leve somente o essencial e uma dica importante: use sabonete líquido!
  • Papel higiênico (o camping fornece, mas não custa ter reserva para casos de emergência);
  • Baralho e jogos diversos.

 

 

#5 – Alimentação

 

Muitos campings possuem cozinha coletiva e equipada com panelas e outros utensílios necessários para cozinhar e fazer sua própria refeição. Outros, possuem restaurantes próprios.  Outros não possuem nada disso e alguns campistas, cozinham em  fogareiro e levam seus próprios utensílios.

Claro que essa escolha deve ser feita contando o seu orçamento e também o que for mais conveniente e prático para sua família.

 

Independente da forma como decidir fazer as refeições principais, algumas coisas são importantes levar:

 

  • Lanchinhos diversos, para os passeios e também para aquela fominha fora de hora. Procure levar itens que não necessitam de refrigeração, como frutas, frutas secas, sanduíches, entre outros;
  • Água potável;
  • Copos.

 

 

#6 – Chegando ao camping : hora de montar a barraca.

 

Você e sua família chegaram ao camping com malas e tralhas e agora chegou a hora de montar a barraca. Existem alguns cuidados que devemos tomar ao escolher o local onde vamos nos estabelecer.

 

⇒ Onde montar:

 

  • Lugares elevados
  • Perto de pontos de luz e água
  • Terrenos planos, mas que em caso de chuva, não inundem
  • Terreno livre de raízes, galhos, pedras e lixo.
  • Lugares frescos e com sombra
  • Evite depressões ou buracos que possam acumular água
  • Cuidado com o caminho da água em caso de chuva
  • Cuidado com desníveis
  • Cuidado com formigueiros
  • Não fique às margens de rios e cachoeiras

 

Se for ficar embaixo de árvores, evite aquelas que produzem pinhas ou fruteiras. Lembre-se que árvores atraem pássaros e estes podem fazer sujeira tanto na sua barraca, quanto na sua cabeça.

 

 

#7 – Aproveitar e se divertir!

 

Agora que está tudo pronto, é só curtir a natureza, os passeios, o tempo de qualidade em família e dormir agarradinhos na barraca.

 

13629-NPGU17

 

 

# Dicas extras

 

  • Utilizar o banheiro coletivo pode ser um dos maiores desafios. Procure saber no camping o horário de limpeza dos banheiros e vá logo após. Leve somente o necessário para o banho, para não se enrolar com muitas coisas e pouca mão!
  • Deixe sempre a tela mosquiteira fechada! Isso impede o sufoco na hora de dormir com mosquitos ou até mesmo que outros animais entrem na barraca.
  • Nunca guarde a barraca suja ou molhada. Isso danifica seu equipamento.
  • Aproveite a noite para olhar as estrelas, contar histórias e deixar a conversa fluir.
  • Brincar com sombras dentro da barraca usando a lanterna é sucesso garantido!

 

 

Bom camping e espero que se divirtam!!

 

 

 


Criança fora de casa!

 

 

A série de post Crianças fora de casa! traz dicas e ideias para encorajar pais e mães a saírem com seus filhos de casa e conhecerem lugares novos, viverem experiências diferentes e mostrar para as crianças o mundo lá fora.  Os textos serão publicados na primeira semana de cada mês.

 

O tema de ponta pé inicial é o mês das Crianças.

 

 

Também participam do projeto os blogs:

 

 

 

 

 

 

 


Aline Figueiredo

É mãe das malinhas Amanda e Andressa, travel-blogger, ama viajar, estudar, escrever e é viciada em séries. Acha que é de amor que as pessoas precisam e tem esperança da construção de um mundo melhor, porque acredita nas crianças.

10 Comments

  • Aline
    12 de janeiro de 2017 15:53

    Ótimas dicas Aline!

    Acredita que a partir de qual idade as crianças já podem ficar em barracas separadas?

    Recomendo sempre levar uma lona acompanhada a barraca caso chova!

  • André Botoni
    29 de maio de 2016 16:18

    Olá! Que site maravilhoso! Muito, muito obrigado por colocá-lo online! É de grande ajuda. Eu só gostaria de acrescentar algo no 1º item do check-list (“ESCOLHER O CAMPING”), 4º parágrafo: além de perguntar se o camping tem energia elétrica, perguntar também a voltagem (110-220v) das tomadas; isso pode evitar frustrações com alguns aparelhos que não são bivolt (churrasqueiras elétricas, aquecedores, umidificadores, entre outros).
    De resto, suas dicas são valiosíssimas e completas! Parabéns pela iniciativa!
    E muito obrigado novamente!
    Abraço do André

  • Renata
    20 de outubro de 2015 23:34

    Aline,
    acho que deve ser diversao garantida… ainda nao experimentei…. vamos ver….

  • Ana
    20 de outubro de 2015 10:43

    Aline, que completo o seu post, ajuda muito quem for acampar. Confesso que estou na situação da Guaciara com uma bebê de 9 meses. Já acampei em Manaus (Presidente Figueiredo), mas com crianças ainda não tive coragem!!! Bom saber que, com uma check list bem feita e escolhendo o lugar adequado, esse programa é possível e pode ser muito divertido! Bjos!!!

  • Liliane
    20 de outubro de 2015 04:13

    Eu acampei com meus pais minha infância inteira e posso garantir que eu e meus irmãos nos divertíamos pra caramba! Teve uma vez que precisamos ‘levantar acampamento’ pq teve um temporal no meio da noite e a barraca saiu do chão, foi o caos (hoje pensando, mas na hora foi pura diversão para nós). Passamos a noite em um hotel e no dia seguinte voltamos para o acampamento.
    Beijocas
    Li
    http://www.criandofilhospelomundo.com/

  • Poliana
    20 de outubro de 2015 00:30

    Excelentes dicas! Post para compartilhar! Abraços.

  • Guaciara
    19 de outubro de 2015 22:29

    Que post completo sobre o tema! E eu te acho corajosa sim, já acampei quando era solteira e adorei, mas com crianças acho mais complexo. Quem sabe quando a minha caçula crescer um pouco, ela ainda tem só oito meses. Bjsss

    • Aline Figueiredo
      19 de outubro de 2015 22:39

      Quando se sentir segura, experimente! As crianças amam demais e todo o trabalho que dá é recompensado!! Beijos!

  • Trackback: 7 Dicas práticas para viajar com crianças | Carregando Malinhas
  • Tati Rosa Domingues
    9 de outubro de 2015 19:00

    Que belas dicas! Amei seu post. Eu só acampei uma vez e quase fui comida pelas formigas, mas preciso repensar a ideia porque é tão legal para as crianças! Bj, Tati

Leave a Reply

Deixe uma resposta