O ciclismo já um esporte praticado há muitos anos e a cada momento que passa, ganha mais adeptos. Porém, uma prática que vem crescendo é o ciclismo de montanha.

Mas como qualquer esporte, esse também precisa de certos cuidados, principalmente aqueles que realizam treinamentos para concorrer em alguma competição ou quem estar praticando o esporte pela primeira vez.  

Dessa forma, se você estar pensando em praticar o mountain bike, veja algumas dicas de como praticar esse esporte.

Nunca pedale sozinho

Na modalidade mountain bike (MTB) você nunca deve pedalar sozinho. Pedale sempre acompanhado de um ou mais ciclistas e não se esqueça de levar consigo um aparelho de celular.

Pedalar na companhia de outros vai garantir que qualquer eventualidade que ocorra, você possa receber a assistência e o socorro médico necessário.

Utilize equipamentos de segurança

Para que você possa pedalar com segurança, não abra mão de usar alguns equipamentos necessários com, por exemplo, capacete, joelheira, luvas e óculos.

Além disso, procure se vestir com roupas apropriadas para esse tipo de ciclismo, pois isso vai facilitar que você pedale com mais facilidade.

Saiba todos os detalhes do trajeto

Antes de sair pedalando, se informe sobre o trajeto com todos os seus detalhes, levando em consideração a distância que será percorrida, a altitude e o clima do dia programado.

Depois de ter todos esses detalhes, analise se há condições de pedalar. Não insista se você ver que não dá, qualquer incidente pode ser fatal.

Leve itens necessários

Muitos ciclistas de montanha se esquecem de alguns itens que são extremamente necessários, achando que podem se virar sem eles. Mas quais itens são esses?

Durante o percurso você pode precisar de uma câmera de ar ou mesmo a bomba, além de diferentes ferramentas de chave. Você também pode necessitar de itens para remendar o pneu ou para consertar a corrente.

Se informe sobre a calibragem dos pneus

Antes de começar a pedalar nas trilhas pelas montanhas, se informe sobre a calibragem certa dos pneus.

No começo, é normal utilizar uma pressão maior do que o indicado, buscando uma rolagem mais eficiente, no entanto, isso pode deixar o mountain bike mais incômodo para os iniciantes.

Use sempre os dois freios

Nesse esporte procure usar sempre os dois freios com equilíbrio, sempre que precisar frear. Evite a prática de ficar travando as rodas sem necessidade, até porque isso poderia reduzir o controle da bicicleta.

Lembre-se também que a preferência é sempre de quem estar subindo, caso você se depare com outro ciclista na direção contrária ao trajeto. À exceção são penas para aqueles que estão descendo uma trilha e que parar no meio do percurso é inviável.

Mantenha-se hidratado

Essa é outra dica muito importante para que você possa praticar o ciclismo de montanha com sucesso. A hidratação é muito importante para que você continue com força e energia para terminar o percurso.

Por isso, sempre que for pedalar leve consigo água suficiente para te abastecer durante a pedalada.

Tenha sempre uma fonte de glicose

Um dos segredos para praticar esse esporte de modo eficaz é sempre levar uma fonte de glicose. Por causa do esforço que se é feito para pedalar, é comum haver uma queda no nível de glicose.

Por isso, ter algum alimento rápido que seja fonte de glicose é essencial para estes momentos. Você pode levar uma barra de cereal, biscoitos ou bebidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *