Férias na estrada: dicas para road trip com crianças

Férias na estrada: dicas para road trip com crianças

Férias chegando, e dessa vez você decidiu encarar uma road trip com as crianças. Acontece que só de pensar nas horas ( que parecem ser infinitas) dentro de um carro com as malinhas cheias de energia e nas 6.598.626  vezes em que você vai ouvir a pergunta “já estamos chegando?”, já te dá até calafrios, não é mesmo?!

 

Não desanime! Confira abaixo, dicas para colocar os pés e pezinhos na estrada sem estresse, e tornar a viagem de férias muito divertida!

 

Férias na estrada!

 

 

1) Preparação é  a chave do sucesso!

 

Estude o caminho, as estradas, conheça o tempo de percurso. Isso vai te ajudar a programar paradas estratégicas, fugir de congestionamentos e vai te proporcionar a certeza de que tem tudo o que precisa para a viagem, se preparando inclusive para imprevistos.

 

Separe tudo o que for usar durante a viagem em bolsas ou compartimentos separados e deixe à mão. Vale os itens que você usaria numa bagagem de mão para uma viagem aérea, como mudas de roupa, agasalhos, lenços umedecidos, fraldas, pomadas, etc.

 

férias

 

2) Conforto é a regra!

 

Travesseiros são itens essenciais em uma viagem longa, mas os convencionais podem ocupar muito espaço. Tente almofadas ou travesseiros menores.

 

Além disso, é preciso prestar atenção na roupa adequada para viajar. Roupas frescas e de tecido confortável são a melhor opção. Não recomendo uso de acessórios, como arcos ou presilhas de cabelo, cintos, ou qualquer coisa que possa causar incômodo em algum momento e se tornar apenas mais um item pra ficar jogado dentro do carro. Nunca coloque roupas apertadas ou muito justas, não facilitando movimento. Prefira calçados e roupas fáceis de tirar e colocar, poupando estresse e tempo na hora de sair do carro a cada parada ou para um pit-stop de emergência ao banheiro.

 

3) Organização é o antídoto para o caos!

 

Tente dispor as coisas dentro do carro de forma que tudo fique acessível para quem for utilizar, te poupando de paradas desnecessárias e evitando que as crianças fiquem nervosas  e agitadas buscando algo que não conseguem achar ou alcançar.

 

4) Comidinhas de viagem contra o mau-humor!

 

Ficar com fome acaba com qualquer bom humor! Por isso, programe-se para oferecer alimentos em paradas planejadas ou dentro do carro ao longo do percurso.

Tenha à mão snacks rápidos, práticos, que façam pouca sujeira e que não enjoem as crianças ( cuidado especial se for passar por uma região serrana).

 

5) Paradas são obrigatórias!

 

Quase todos os maiores sufocos que passei com crianças na estrada, envolvem a” vontade de ir ao banheiro versus nenhum banheiro por perto”. Pense bem nas possíveis paradas com banheiros limpos e certifique-se de que as crianças foram ao banheiro em todas elas.

Além disso, parar é essencial para esticar a perna, relaxar o corpo e para que os pequenos gastem um pouco da energia contida.

 

6) Escolha a hora certa!

 

Se preocupar com o horário de viagem é importante porque pode fazer toda diferença no conforto, principalmente dos mini-passageiros. Evite os horários de sol forte e maior calor, ainda mais se existir a possibilidade de um engarrafamento.

 

Particularmente, gosto de sair nas primeiras horas do dia, quando as crianças ainda estão sonolentas, o clima está fresco e a estrada mais tranquila.

 

7) Quem canta, seus males espanta!

 

Prepare uma playlist que agrade a todos os passageiros desta aventura rodoviária. Ou, se agradar a todas é uma tarefa muito difícil, crie um jogo, no qual, quem ganhar, tem direito a escolher uma música. Assim, brigas são poupadas e bons momentos de cantoria estarão pelo caminho!

 

8)  Utiliza a tecnologia a seu favor!

 

Leve um tablet ou DVD portátil ( devidamente carregados) com vídeos e filmes a gosto dos pequenos. Pode ser uma boa estratégia para longos períodos sem parar ou até para diminuir a ansiedade até a próxima parada : ” Vamos parar assim que o filme acabar”.

 

9) Segurança é fundamental!

 

Nesse item, é importante seguir um check-list  para garantir que suas férias na estrada sejam seguras e tranquilas. Prestar atenção à esse ponto, diminui muito a probabilidade de imprevistos e dores de cabeça!

 

-Leve um mapa, para o caso do GPS não funcionar. Ficar perdido é que não pode!

 

-Faça uma pastinha com documentos importantes e não esqueça da carteira de motorista, cartões de crédito e/ou débito e algum dinheiro em espécie, prevendo que algumas paradas podem não aceitar o cartão e não possuírem caixas eletrônicos.

 

-É altamente recomendado que seu carro passe por uma revisão no mecânico antes de encarar a estrada. De qualquer forma, é obrigatório que você cheque pneus, óleo, limpador de para-brisa, pisca-alertas, faróis, freio e fluidos de freio, além de acessórios como estepe, triângulo de sinalização, macaco e extintor de incêndio.

 

-Abasteça o veículo sempre prevendo onde será necessário e possível  encontrar outro posto de combustível.

 

-Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, não é permitido que bagagens e pessoas sejam transportadas no mesmo espaço, por causo do risco do passageiro ser atingido em caso de acidentes. Por isso, carregue somente o necessário e o que couber no espaço destinado para as malas.

 

férias

 

-Instale previamente e de forma correta a cadeirinha apropriada para seu filho no carro. Leia o manual e preste atenção às determinações:

 

→ Recém-nascidos até crianças com 1 ano de idade ( ou até 9 kg):  Podem ser transportadas em bebê-conforto ou em poltronas reversíveis colocados de costas para o banco da frente presos ao carro pelo cinto de segurança

 

→ Poltronas viradas para frente (reversíveis ou não) servem para crianças acima de 9kg ou mais de 1 ano e normalmente possuem cintos próprios de 5 pontos.

 

→ Acima de 4 anos : poltronas com encosto ou não, servem para posicionar a criança ( ficar mais alta) para que ela possa usar o cinto de segurança do próprio carro.

 

→ A partir dos 7 anos, é necessário apenas o cinto de segurança no banco traseiro.

 

Não esqueça, que todos os adultos também devem usar cinto de segurança e dirigir de forma prudente e atenta.

 

10) Entretenimento é pura diversão!

 

Existem milhões de formas de proporcionar entretenimento durante a viagem e com certeza é a parte mais divertida e criadora de memórias únicas em família. Isso vale um outro post dedicado somente a esse tópico.

 

Escolhi uma sugestão muito legal para utilizar como exemplo:

 

Crie um mapa da sua viagem e acompanhe-o com as crianças. Você pode adicionar ainda uma caça ao tesouro, com recompensas em checkpoints durante a viagem. Dessa forma, a ansiedade não estará concentrada em chegar ao destino final e tornará o percurso muito divertido.

 

As recompensas podem ser petiscos ou até mesmo partes de um kit a ser montado ao final da viagem, como por exemplo um “kit desenhar e colorir”, onde em cada ponto, a criança conquista um lápis, uma borracha, lápis de cera, lápis de cor, desenhos impressos para colorir, caderno de desenho, etc.

 

Além de entreter, a criança é estimulada a desenvolver sua habilidade em interpretar mapas, pode conhecer e se interessar sobre as características da região e te poupa daquela fatídica pergunta que nunca quer calar: “já estamos chegando?”

 

 

 

Espero que sua roadtrip com os mini-passageiros seja fantástica e que as dicas tenham te ajudado muito a curtir as férias em família.

 

Tem alguma sugestão ou dica incrível para colocar o pé na estrada com crianças? Escreva aqui nos comentários!

 

Boa viagem!!

 

 

————————————————————————————-

férias

 

Bem-vindos à temporada de Férias.

 

Um grupo de blogueiras uniu-se com o objetivo de compartilhar suas experiências, informações, dicas e muito mais para enriquecer as possibilidades para esta época do ano.

 

Confira  a série de posts sincronizados sobre esse tema para te ajudar no planejamento daquela que é tão amada e esperada : suas férias!

 

 

:: Comendo Chucrute e Salsicha,  por Poliana Fabiula Cardozo

 

Eletrônicos para Curtir as Férias

 

:: Criando Filhos pelo Mundo e para o Mundo, por Liliane Arend

 

10 Regrinhas de Etiqueta para se usar na Imigração

 

:: Desempilhados, por Tati Rosa Domingues

 

Férias com os amigos animais

 

:: E aí, Férias! por Camila Faria

 

Férias chegando! Dicas para evitar perrengue na sua viagem

 

:: Malas & malinhas por  Bárbara Calmeto

 

Dicas para aproveitar as férias com crianças

 

:: Maria Aqui e Ali por  Renata Salas Collazo

 

Colônia de Férias (Summer Camps)

 

:: Nat’s Corner por  Nathalia Depolo

 

Essenciais de Férias: 10 Coisas Que Não Ficam de Fora da Minha Mala

 

:: Passeiorama por Guaciara Rhein

 

4 dicas de passeio em São Paulo – temporada de férias

 

:: Quebrei a Bussola por  Julia Igreja

 

Dicas para economizar nas férias!

 

:: Viajante em Tempo Integral por  Érica França

 

5 dicas para curtir as férias com as crianças

 

:: Asas pra que te quero por  Carla Araujo

 

Pacote de Viagem pra que te quero! Passo a Passo para planejar a própria viagem

 


Aline Figueiredo

É mãe das malinhas Amanda e Andressa, travel-blogger, ama viajar, estudar, escrever e é viciada em séries. Acha que é de amor que as pessoas precisam e tem esperança da construção de um mundo melhor, porque acredita nas crianças.

15 Comments

  • Gonçalves
    9 de janeiro de 2016 17:48

    Bom conteúdo.

  • Carla
    7 de dezembro de 2015 11:30

    Muito bom o seu post. Bem objetivo!! Parabéns também pelo lindo site!
    bjs,

  • LILIAN AZEVEDO
    6 de dezembro de 2015 17:32

    amei a sugestão de criar um mapa de viagem. Preparar esse mapa com a ajuda das crianças,pesquisando no computador onde ficam as cidades,se vai mudar de estado,atrações que encontrem no caminho é muito educativo.
    ótimas dicas e valem pra que não tem criança tb.
    beijos

  • Talita
    5 de dezembro de 2015 22:02

    Seu post me fez lembrar das viagens com a minha família quando eu era criança. Para me “controlar” no carro, ganhei um mapa e ia acompanhando as placas e localizando cada cidade. Foi o único jeito de eu parar de perguntar “falta muito?” 🙂

  • Guaciara
    4 de dezembro de 2015 00:52

    Eu adoro viagens de carro! Acho que sou a única aqui em casa, rs, meu filho passa mal e vomita quase sempre, coitado… Meu marido acha perda de temo, prefere avião. Já eu, adoro, quero ir pra Buenos Aires de carro um dia, por exemplo! Ótimo post e valiosas dicas, bjsss

  • Bárbara Calmeto
    3 de dezembro de 2015 18:16

    Adorei as dicas e são realmente essenciais. Para mim, planejamento é tudo.

  • Julia Igreja
    2 de dezembro de 2015 23:07

    Adorei! Planejamento é essencial, ainda mais com crianças! 🙂 Todas as dicas foram valiosas demais, adorei!
    Pegar a estrada com crianças deve ser tudo de bom 🙂

  • Trackback: Pacote de viagem pra que te quero! Passo a passo para planejar a própria viagem | Asas, pra que te quero!
  • Renata
    2 de dezembro de 2015 00:04

    Aline, otimas dicas e as comidinhas eu adorei!!!Ninguem merece crianca com fome kkkk Dicas para o sucesso!!!

  • Érica Cristina França
    1 de dezembro de 2015 18:44

    Eu amo roadtrips. A primeira com a Carol ela tinha um ano e foi muito boa. Gostei demais das dicas, especialmente da “caça ao tesouro”. Vou tentar na próxima!

  • Camila Faria
    1 de dezembro de 2015 15:21

    Boas dicas para viagem de carro. Ótimo post =D

  • Poliana Fabíula Cardozo
    1 de dezembro de 2015 14:49

    excelentes dicas! para todo mundo que viaja de carro, é bom ter isso tudo e mente 🙂

  • Nathalia Depolo
    1 de dezembro de 2015 14:38

    Adorei. Acho que mantê-los entretidos é o mais difícil, mas se feito de maneira correta, já garantem o sucesso da road trip!

  • Tati Rosa Domingues
    1 de dezembro de 2015 13:30

    Uau, esta dica do mapa é um arraso, nunca tinha pensado mas vou adotar na próxima road trip. Belo post de uma super mom! Tati

  • Trackback: Eletrônicos para curtir as férias - Comendo Chucrute & Salsicha

Leave a Reply

Deixe uma resposta