Ilha Grande com crianças : Roteiro de 5 dias

Ilha Grande com crianças : Roteiro de 5 dias

 Considerada a maior ilha do estado do Rio de Janeiro,com 193 km², a Ilha Grande possui mais de 100 praias, incluindo Lopes Mendes, eleita uma das mais bonitas do Brasil.Cenário paradisíaco, refúgio da cidade, lugar perfeito para quem quer contato com a natureza. Conhecida por suas praias, trilhas e ondas, também pode ser um destino para famílias e para crianças, por que não?

Digo isto com conhecimento de causa, já que além de frequentar a Ilha Grande com minhas filhas há anos, já passei inúmeras férias durante minha infância nesse lugar mágico. Eu sei, eu sei, ainda existem muitos lugares no mundo para conhecer e ficar maravilhada, mas a Ilha Grande tem espaço cativo no meu coração e a considero como meu lugar preferido no mundo. Como não escrever sobre ela?

Ilha Grande
Aos 6, chegando na Ilha Grande
Ilha Grande
Eu, minhas irmãs e mais uma turma de crianças descansando durante  a volta à Ilha Grande à pé!

Bem, há muito pra saber antes de visitar a Ilha Grande. E também há muito o que conhecer : depende muito do seu tempo disponível, do seu orçamento e também do seu estilo de viagem ( prefere caminhar ou navegar, por exemplo?)

Escolhi escrever um roteiro de 5 dias, visto que é um tempo razoável para conhecer as principais “atrações” sem correria.

Ilha Grande: como chegar

Antes de qualquer roteiro, mais do que um destino normal, temos que dar bastante atenção ao tópico “como chegar” na Ilha Grande, visto que, você não chegará à ilha com veículo próprio. Não existem pontes, a via de acesso é somente marítima e também não há balsas transportadoras de veículos. Ou seja, só é possível chegar à Ilha Grande através de embarcações.Mas vamos por partes, que vou explicar tudo direitinho!
Como Chegar:

O acesso à Ilha Grande pode acontecer através de 3 origens do continente:

⇒ Centro da cidade de Mangaratiba;

⇒ Centro da cidade de Angra dos Reis (são 4 pontos de embarque diferentes);

⇒ Conceição de Jacareí que é um bairro de Mangaratiba na divisa de município com Angra dos Reis;

 

A escolha do local de embarque é influenciada pela praia que você quer ir e vai se hospedar. Os principais destinos são Vila do Abrãao, Praia Grande de Palmas, Provetá, Bananal, Aventureiro, Enseada das Estrelas, Araçatiba e Praia Vermelha.

No nosso roteiro, vamos desembarcar na Vila do Abrãao, mas se quiser saber mais sobre como chegar em outras praias, clique aqui.

O Embarque para a Vila do Abrãao deve ser feito em um dos seguintes locais:

– Angra dos Reis – Cais da Lapa, cais de Santa Luzia ou cais de turismo;

– Mangaratiba – Cais do centro da cidade;

– Conceição de Jacareí -Cais no fim da praia principal;

 

Ilha GrandeFoto retirada do site www.ilhagrande.com.br

E agora você deve estar se perguntando: ” Qual ponto de embarque escolho?” .Depende de onde você está vindo! Algumas considerações devem ser feitas:

⇒ Se você vem de carro, informe-se sobre as condições das estradas pelas quais vai passar (se quiser mais dicas sobre viagens de carro com crianças, veja aqui). Além disso, é preciso colocar o carro em estacionamentos particulares na cidade em que vai embarcar. Obrigatoriamente a ida e volta da ilha deve ser feita pela mesma cidade.

Para saber mais sobre estacionamentos, clique aqui e aqui.

⇒ Se você vem de avião, o aeroporto mais próximo é o Rio de Janeiro. Mangaratiba é a cidade mais próxima e Angra é a mais distante. Se você vem pela estrada da sua cidade, veja algumas dessas distâncias:

Centro de São Paulo a Angra dos Reis – 410 km.
Centro do Rio de Janeiro a Mangaratiba – 101 km.
Centro do Rio de Janeiro a Conceição de Jacareí – 130 km.
Centro de Belo Horizonte a Conceição de Jacareí – 510 km.

⇒ Se você vem de ônibus, o terminal rodoviário de Angra dos Reis está localizado na entrada da cidade, próximo a BR-101 (Rio-Santos). Em Mangaratiba, o ponto final do ônibus fica em frente ao cais de embarque. Para Conceição de Jacareí , localizada as margens da rodovia Rio-Santos (BR-101), na divisa com o Município de Angra dos Reis, não há uma linha de ônibus  especifica.

As principais empresas que fazem o trajeto até uma das cidades de embarque estão especificadas no quadro abaixo:

Fonte: ilhagrande.com.br

Obs.: Confira as informações com as empresas na época de sua viagem.

⇒  Você pode optar também por transfer particular partindo do Rio de Janeiro.

(Momento “Jabá”: Indicamos e usamos RSF Transportes Executivos. Leitores do Carregando Malinhas tem desconto – e ainda ajudam esse bloguinho que vos fala a existir!  Você pode entrar em contato através da página do Facebook, ou mande um e-mail para rafael10ferreira@gmail.com e peça um orçamento. )

Considere também os tempos de travessias e horários disponíveis das embarcações. Para a Vila do Abrãao, temos:

– Barca operada pela empresa CCR, saindo de Angra dos Reis e Mangaratiba. O tempo de travessia é de aproximadamente 1 h e 30 min. Confira os horários e tarifas aqui.

– Outras embarcações saindo de Conceição de Jacareí e Angra dos Reis. Confira horários, tarifas e  informações nos seguintes links:

⇒ Fast Boat

⇒ Speed Boat

Saveiros e Escunas

– Mangaratiba é mais próxima do Rio de Janeiro, mas tem apenas um horário: 8h da manhã;

– Conceição de Jacareí tem mais horários e fica 20 km depois de  Mangaratiba e 30 km antes de Angra ( vindo do Rio de Janeiro). A rota  Conceição – Abraão tem maior oscilação da embarcação que são pequenas escunas ou lanchas rápidas. A viagem dura de 15 a 50 minutos, dependendo da embarcação;

– A rota Angra-Abraão é uma navegação em águas mais abrigadas, ao longo do canal. A embarcação geralmente oscila pouco, tem mais paisagem para ver, e a viagem pode durar de 30 min  a 1h e 30 min dependendo da embarcação.

 

Agora que já sabemos como chegar ao paraíso, vamos ao que interessa: nosso roteiro!

Ilha Grande com crianças: Roteiro de 5 dias

 

Ilha Grande

Dia 1 – Vila do Abrãao

Até aqui, você já viajou por alguma estrada, pode ser que tenha pego avião, já andou de barco e agora está de mala, cuia e malinhas desembarcando na Vila do Abrãao. Aposto que está se imaginando cansada. Isso mesmo, toda sua família estará. Então, o primeiro dia serve para reconhecer o território, começar a sentir tudo o que a ilha pode oferecer, recarregar as energias.

Vá para sua pousada/hotel/hostel/camping, acomode as malas, tomem um banho, saiam para almoçar. Na Vila do Abrãao existem diversas opções, inclusive à beira-mar.

Andressa escolhendo o que comer…

Depois do almoço,  podem dar uma caminhada pra conhecer o local : visitar algumas lojinhas com artesanato, a histórica Igreja de São Sebastião ( construída antes mesmo da visita de D. Pedro II, em 1863), que fica bem no centro da Vila . Se você continuar a caminhada para o lado esquerdo ( de quem está de frente para o mar), vai acabar encontrando a Praia Preta.

Ilha Grande
Igreja de São Sebastião e lojinhas de artesanato – Vila do Abrãao.
Ilha Grande
Caminho para Praia Preta
Ilha Grande
Praia Preta – Nomeada por causa da coloração de suas areias

Ela se divide em duas partes: antes e depois das ruínas do antigo presidio. A primeira  ao lado da estrada que dá acesso a praia, onde  deságua um rio que forma um pequeno lago de água doce e fria  e a parte final da praia, a mais reservada, com maior opção de sombra. A partir daí, pode-se seguir a trilha que conduz ao aqueduto e poção

Ilha Grande
Aqueduto – Vila do Abrãao.
Ilha Grande
Poção – Enseada do Abrãao

Não se preocupe em não achar os caminhos: toda a Ilha é mapeada e sinalizada. Cada trilha tem um número e você encontra placas por todos os caminhos.

A gente sempre fala sobre praticar o slow travel por aqui, para respeitar o ritmo das crianças e também para aproveitar cada momento. Acredito que a partir desse ponto, você deve julgar se é hora de voltar para hospedagem para dar uma descansada ou se está todo mundo ainda cheio de energia pra explorar mais.

Se a segunda opção for o caso, há mais praias pra se conhecer na Enseada do Abrãao:

Ilha Grande
Fonte: http://www.ilhagrande.com.br/praias/enseada-do-abraao/praia-preta/

São todas trilhas fáceis e de curta duração, já que as praias da Enseada são bem pequeninas. Como as embarcações chegam na Vila do Abrãao, aconselho usar as praias adjacentes para banhos de mar. Ele é calmo, quase nenhuma onda, as crianças fazem a festa!

Ilha Grande
Praia do Abrãao e o mar sem ondas.
Ilha Grande
Enseada do Abrãao vista de cima

Aproveite o passeio pela Vila e procure saber sobre os passeios disponíveis de barco. Existem agências espalhadas por todos os cantos, oferecendo diversos horários, preços, passeios e tipos de embarcação. Assim que escolher, reserve e se programe para os próximos dias.

Dia 2 – Lopes Mendes e Enseada das Palmas

Ilha Grande
Andressa com menos de 2 anos em Lopes Mendes

Hoje é o dia de conhecer uma das praias mais bonitas do Brasil ( e uma das minhas preferidas no mundo)! Existem duas formas de se chegar à Lopes Mendes:

  • através das trilhas T10 , com 6 km de extensão ( Abrãao – Praia Grande de Palmas- Praia do Pouso) e T11, com 1 km de extensão ( Praia do Pouso- Lopes Mendes).

Bem ,aqui tenho uma consideração importante a fazer: a trilha entre Abrãao e Palmas não é leve! É cansativa e acredito que se você não estiver acostumada, não vai ser uma boa pedida. O tempo de travessia depende do preparo físico de cada pessoa, mas se você for perguntar por lá vão te dizer de 2 a 3 h.

Ilha Grande
Praia Grande de Palmas
Ilha Grande
Praia Grande de Palmas

Eu fiz essa trilha durante minha infância inteira, até debaixo de chuva. Minha família tem uma casa na praia de Palmas (era lá que ficávamos hospedados), e como a Vila do Abrãao é o centro comercial, precisávamos fazer essa travessia constantemente .Além disso, eu e minhas irmãs estávamos habituadas a fazer trilhas desde pequenas. Agora, confesso que nunca fiz com as malinhas. Por praticidade,e por ser menos cansativo pra aproveitar o resto do passeio, preferia a segunda opção a seguir.

  • Pegando um barco na Vila do Abrãao até a Praia do Pouso. As embarcações saem a cada 30 min a partir de 9:30h e custam em média 40 reais ida e volta ( preços variam conforme agência e temporada – consulte na época de sua visita). A maior parte dos barcos são lentos, podendo chegar a 40 min de travessia, mas também existem opções de fast boats.
Ilha Grande
Início da trilha para Lopes Mendes a partir da Praia de Palmas
Ilha Grande
Trilha para Lopes Mendes a partir da Praia do Pouso

Como o mar em Lopes Mendes é aberto, os barcos não conseguem ancorar diretamente na praia. Por isso, você descerá na Praia do Pouso e fará uma trilha de 1km até Lopes Mendes. O tempo de trilha depende de cada pessoa e seu preparo físico. Com crianças, obviamente vai demorar um pouco mais que a média que costumam dar: 20 min.

Ilha Grande
Revezamento de bebê na trilha para Lopes Mendes
Ilha Grande
Morador. Achados da trilha!

O retorno dos barcos a partir da Praia do Pouso para a Vila do Abrãao são feitos a partir das 15h , com último horário às 17h. Por isso calcule bem seus tempos de trilha e passeio para não perder o barco da volta.

Algumas dicas importantes para curtir Lopes Mendes:

  • A praia faz parte de uma reserva ecológica, por isso não possui nenhuma infra-estrutura. Não possui restaurantes, hotéis, pousadas. Também não possui água potável. Você encontrará alguns ambulantes em alta temporada, porém é melhor não contar com eles. Leve água, snacks e tudo que precisar para as crianças com você.
  • Caso queiram almoçar, somente a Praia de Palmas e Praia do Mangue possuem restaurante. Mas isso inclui uma caminhada e gestão de tempo. A trilha para essas praias a partir da Praia do Pouso é tranquila.
  • Lopes Mendes tem 3 km de extensão. Não possui ondas altas, mas o mar não é tão tranquilo como o  das praias viradas para o continente. Apesar de ter águas rasas, possui algumas valas  e por isso o banho de mar em grande trecho da praia deve ser feito com atenção. Ao final da praia,  encontra-se o melhor recanto de Lopes Mendes, local onde deságua um riacho de água doce que vem da restinga ( não serve para beber)  e serve pra tomar um banho de água doce ou aproveitar um pouco de mar mais tranquilo.
  • Suas águas são cristalinas e em diversas tonalidades, e combinado com suas areias muito brancas faz com que seja um lugar lindo de viver!

Dia 3 – Passeio de barco

Eu sei que ,com crianças ,fazer trilha é bem complicado. E como na Ilha Grande não existem carros, os únicos meios de conhecer as praias são através de caminhadas e barcos. E mesmo que você seja adepto do revezamento de crianças em trilhas, conhecerá muito menos lugares dentro de um roteiro de 5 dias.

Existem inúmeros passeios disponíveis, com variadas durações e roteiros. No quadro abaixo coloquei algumas opções com os mais duradouros, mas obviamente, fica a seu critério!

  • Os roteiros e duração podem ser diferentes, dependendo da agência e embarcação.
  • Esses passeios dependem das condições climáticas e marítimas.
  • O preço dos passeios é de R$ 20,00 até R$ 200,00 por pessoa. Os mais baratos em pequenos botes a motor ou barcos e os mais caros em lancha.
  • Se você ou alguém da sua família enjoam muito em barcos, prefira os que não fazem roteiro em mar aberto. Uma opção pode ser pedir ao pediatra uma indicação de remédio para enjôo, caso aconteça.
  • As passagens podem ser compradas na diversas agências de turismo existentes na Vila, muitas delas agregadas ou pertencentes a pousadas.
  • Os itinerários dos passeios de barco são pré-estabelecidos e podem durar o dia todo. A parada para almoço (se houver no roteiro) também é determinada pela agência.
  • Para o passeio de Volta à Ilha Grande e a Meia Volta da Ilha o marinheiro deve possuir habilitação de moço ou marinheiro de convés. Não se esqueça de levar snorkel ( algumas embarcações oferecem ), protetor solar, máquina fotográfica, bóias para as crianças e dinheiro em todos os passeios.

Dia 4 – Lagoa Verde ou Lagoa Azul

Eu sei que esses passeios estão inclusos em muitos dos roteiros do dia anterior, mas eu coloquei num dia separado, porque ao meu ver, ninguém deveria deixar de visitar um desses lugares quando for à Ilha Grande.

O único passeio de barco que possui a Lagoa Azul e Verde no mesmo itinerário é a Volta à Ilha. Caso você não tenha feito esse no dia anterior, basta escolher a Lagoa que ainda não conheceu.

Lagoa Verde é um apelido turístico para Ilha da Longa. Quando a maré está cheia, ela fica separada da Ilha Grande,quando a maré estábaixa, elas ficam conectadasporuma pequena faixa de areia. Ela é chamada assim por causa das suas águas esverdeadas e transparentes e por ser um dos poucos locais do planeta onde são encontrados corais esverdeados.

Nesse passeio, as embarcações ficam ancoradas e os visitantes estão livres para nadar nessa linda piscina natural, flutuar com macarrões que normalmente são oferecidos pela tripulação e observar a fantástica fauna marinha.

A Lagoa Azul também é uma piscina natural , com águas azuis e transparentes, fundo arenoso e com algumas rochas. É um agregado geográfico da Ilha dos Macacos, cuja extremidade norte, é o ponto da Ilha Grande que está mais próximo do continente.

Dia 5 – Cachoeira da Feiticeira e volta pra casa!

Como despedida e pra dar uma variada e dessa vez tomar um belo banho de água doce, nada melhor do que uma cachoeira com queda de 15m , não é mesmo?

Melhor ilustrar com imagens!

Existem dois jeitos de se chegar até a Cachoeira da Feiticeira:

  • A partir do Aqueduto, pegar a trilha T2, e caminhar por cerca de 1h 30 min. Essa é para os trilheiros de plantão.
Ilha Grande
Vista da trilha para Cachoeira da Feiticeira (T2).

Porém, como esse também é o dia de voltar para casa, e você ainda terá que fazer check-out, arrumar as malas e toda a preparação para a volta, além do fato de estar com as crianças , eu sugiro pra esse roteiro utilizar a segunda opção:

  • Pegar um táxi-boat na Vila do Abrãao até a Praia da Feiticeira. Da Praia da Feiticeira até a cachoeira existe uma trilha de aproximadamente 30 minutos. Para o retorno, volte para a Praia da Feiticeira e pegue um táxi boat até a Vila do Abrãao. Ou se preferir, faça a trilha de 1h 30min.

Chegando na Vila do Abrãao, é hora de começar a se despedir do paraíso. Pra mim, nunca é despedida, mas sempre um até logo. <3

Se dirija ao cais da Vila com antecedência e procure saber que horas começa o embarque com o representamte da empresa responsável pela embarcação escolhida por você.

De dentro do barco, ao ver a Ilha ficando cada vez mais distante, meu coração já enche de saudade.

Espero que aconteça o mesmo com você!

 


Aline Figueiredo

É mãe das malinhas Amanda e Andressa, travel-blogger, ama viajar, estudar, escrever e é viciada em séries. Acha que é de amor que as pessoas precisam e tem esperança da construção de um mundo melhor, porque acredita nas crianças.

4 Comments

  • Simone Hara
    20 de junho de 2017 06:42

    Adorei o post! ainda não conheço esse paraíso, mas na próxima vez que tiver oportunidade de tirar férias no Brasil, vou tentar incluir no roteiro uma temporada por lá!

  • Fran Agnoletto
    15 de junho de 2017 18:28

    Amei o post!
    Ilha Grande já estava na minha lista de destinos desejos, mas eu não sabia a logística para tornar a viagem realidade.
    Esse post esclareceu todas as minhas duvidas!!!!!
    Parabéns!

  • Tatiane
    15 de junho de 2017 00:03

    Que post tão completo. Com certeza imperdível para quem vai para lá. Achei lindo o lugar, para relaxar meeesmo

  • Lilian Azevedo
    14 de junho de 2017 22:31

    Gente, o paraíso é aqui pertinho, nem precisa pegar avião !!!!!! Amo Ilha Grande e já fui umas vezes há milenios atrás. O problema é a travessia. Balança muito e mar não tem cabelo !!!!! Da última vez eu jurei não voltar,mas não tinha lido seu blog . Vou fazer uma tentatitva

Leave a Reply

Deixe uma resposta