Para fazer uma viagem de Motorhome é preciso de muito planejamento e gostar de aventura. Mas o que é Motorhome?

É um veículo que muito se assemelha com uma Van, porém, alguns podem ser rebocados e outros motorizados. Dentro deles você pode encontrar camas, banheiro, sala e até cozinha completa, dependendo do tamanho do veículo. Eles podem ser comprados ou alugados.

Nos Estados Unidos esse tipo de veículo é muito comum nas praias e até em áreas urbanas. São conhecidos como residência móvel ou casa com motor.

Carteira de motorista apropriada

Aqui no Brasil quem possui uma carteira de habilitação tipo B, pode dirigir sem preocupações um Motorhome. Esse mesmo tipo de carteira é aceito em vários países, sem precisar apresentar a carteira internacional.

Mas se você pretende fazer uma viagem de Motorhome internacional é bom procurar saber antes se aquele país em questão aceita a carteira que você possui ou se é necessário ter uma carteira internacional, para não dar problemas na hora de alugar o veículo. Um exemplo disso é a Austrália, que exige uma carteira internacional.

Mas para quem decide viajar pelo Brasil mesmo é preciso ficar atento a algumas leis de trânsitos, mecânica e outros assuntos importantes. Por isso, é preciso fazer o simulado DETRAN PR para conseguir a carteira de habilitação, caso você não tenha ainda.  

Avalie os custos da viagem

Uma viagem de Motorhome não é tão barata como viajar de carro. Por isso, antes de fazer qualquer planejamento, é preciso primeiro avaliar os custos da viagem. É preciso levar em consideração o valor do aluguel do veículo, o custo com gasolina, manutenção e possíveis imprevistos.

Também é preciso colocar na conta o pacote de milhas, o uso de gerador, kit pessoal e de cozinha. Mesmo assim, é um tipo de viagem que pode sair barato para algumas pessoas, pois no veículo você se hospeda, se alimenta e passeia, evitando gastos com hotéis e restaurantes.

Planeje um roteiro

É fundamental planejar um roteiro antes de fazer qualquer coisa, assim você fica sabendo por onde vai passar, o que vai encontrar no caminho, os desafios que poderá enfrentar e seu planejamento será feito de modo mais efetivo.

Estabeleça as cidades que pretende conhecer, onde pretende parar e a distância que irá percorrer durante o dia e a viagem. Com um roteiro pronto, as tomadas de decisões ficam bem mais fáceis e você se sentirá seguro para qualquer eventualidade.

Escolha o seu Motorhome

A escolha do veículo é o fator principal da viagem, pois se você não escolher bem, poderá pegar um que não suporte a viagem e ter problemas durante o percurso. Há diversos modelos de Motorhome disponível para vender e alugar.

Entre os tipos motorizados e rebocáveis você precisa escolher um que atenda às suas necessidades. Você também precisa ficar atento ao que esse veículo oferece. Alguns contêm diversas camas, pia de prato, banheiro com chuveiro e uma cozinha adequada.  

Veja os lugares onde parar

Você pode sair por aí sem destino certo e parar em vários locais sempre que der vontade. Mas isso só é possível em alguns lugares.

Quando a viagem é longa e internacional, o ideal é parar em lugares apropriados para esse tipo de veículo, locais chamados Aires.

Seja limpo e organizado

É muito importante que você e as demais pessoas sejam limpas e organizadas durante o passeio. Isso deixa a viagem mais tranquila. Além disso, algumas empresas que alugam esse veículo cobram quando o mesmo é entregue sujo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *