A estratégia de conteúdo é uma das ideias mais difíceis para as marcas hoje em dia entenderem e executarem com sucesso.
De acordo com a MarketingProfs, apenas 35% dos profissionais de marketing B2C dizem que sua estratégia de marketing de conteúdo é “extremamente” ou “muito” eficaz.
As marcas que optam por investir em Estrategistas de Conteúdo têm uma vantagem: alguém para liderar o processo. Neste blog, você aprenderá quais habilidades você precisa para ser uma excelente Estrategista de Conteúdo.
O que as Estrategistas de Conteúdo fazem?
Primeiro, vamos descrever o que as Estrategistas de Conteúdo realmente fazem para que não haja confusão.
Observe que, embora a função de estrategista de conteúdo varie em todas as organizações, algumas tarefas permanecem consistentes em todas as funções. Estes incluem (mas não estão limitados a):
- Criação de especificações e conteúdo apropriado para o público designado da marca
- Estratégias e melhoria na entrega e promoção de conteúdo
- Defendendo a estratégia de marketing de conteúdo em toda a empresa
- Definição de diretrizes para o tom, estilo e voz de todo o conteúdo da marca
- Definir a estratégia editorial para que o conteúdo seja consistente e atraente em todos os fluxos de entrega
- Medindo e analisando o que está funcionando e o que não está relacionado aos esforços de marketing de conteúdo da marca
As habilidades que você deseja apresentar aos possíveis empregadores variam de acordo com o tipo de estrategista de conteúdo para o qual a empresa está pesquisando.
Aqui estão alguns dos resultados exigidos de cada tipo principal de estrategista de conteúdo:
- Relançamento do site: auditoria de conteúdo, auditoria comparativa, matriz de conteúdo, diretrizes editoriais
- Estrategista de conteúdo para uma revista on-line: calendários editoriais, diretrizes e exemplos de voz e tom, resumos de conteúdo
- Redesenho do CMS: recomendações de taxonomia e metadados, mapas de sites, modelos de conteúdo, recomendações de fluxo de trabalho
- Estrategista de conteúdo: foco em mídias sociais: calendários editoriais sociais, exemplos de conteúdo social, análises sociais
- Estrategista de conteúdo: SEO e foco analítico: recomendações de SEO e vitórias anteriores, auditoria analítica
Para se tornar uma estrategista de conteúdo, você precisará de pelo menos cinco anos de experiência como gerente de conteúdo digital, redator da Web ou editor de conteúdo.
Além disso, é necessário um diploma de bacharel. Os principais cursos incluem inglês, jornalismo, comunicação, redação criativa de marketing, redação técnica e gerenciamento de informações.
As Estrategistas de Conteúdo geralmente trabalham durante o horário comercial normal, embora os estrategistas freelancers possam ter mais flexibilidade.
Pagar por Estrategistas de Conteúdo, como a maioria dos trabalhos, é baseado na experiência.
Quais habilidades você precisa diariamente?
As seguintes qualificações são benéficas para as Estrategistas de Conteúdo usarem diariamente. Quais você tem? E quais você está perdendo?
Habilidades de Redação Sólidas
Se você não pode escrever um ótimo conteúdo, não importa quão bem você o planeja ou distribui. O processo de escrita é a parte mais importante do marketing de conteúdo.
Saiba quem cria seu conteúdo (interno ou externo) e como ele entende seu negócio. Você precisa ter habilidades de copywriting sólidas para saber como direcionar, planejar, projetar e editar esse conteúdo. Mesmo que você não esteja escrevendo em uma base diária você mesmo, você terá que entrar e escrever algo em algum momento, e você precisa saber o que faz e não obtém resultados.
A capacidade de ver o quadro geral e construir um enredo em um site ou campanha também é fundamental para um estrategista de conteúdo.
Para sites, atingir essa meta geralmente começa com a criação da arquitetura de conteúdo existente para identificar onde o conteúdo está localizado e como ele funciona.
Para campanhas, pesquise a mentalidade de seus usuários e realize testes. Considere como esse feedback pode ser usado para refinar as mensagens.
Habilidades de Apresentação de Conteúdo
Depois que seu conteúdo for escrito e aprovado, você deverá determinar como ele será empacotado para clientes em potencial e consumidores.
Cada tipo de conteúdo (social, vídeo, e-books, guias, etc.) tem um objetivo específico para o seu público-alvo e cabe a você decidir o que é baseado em análise, pesquisa e experiência.
Você deve ter um conteúdo longo e curto, com títulos interessantes e imagens em destaque, independentemente do formato.
Habilidades de Entrega de Conteúdo
Quando seu conteúdo estiver pronto para produção, você precisará das habilidades para colocá-lo na frente de seu público.
Você deve trabalhar com outros especialistas em marketing digital em sua equipe de marketing para determinar os melhores canais de distribuição.
Um simples post de blog pode ter um grande impulso se você pesquisar o tópico e descobrir a maneira ideal de alcançar seu público.
Experiência de campanha
É difícil criar estratégias para uma campanha se você não tiver vários anos de execução.
As Estrategistas de Conteúdo precisam de experiência em planejamento, entrega e execução de campanhas de marketing, além de analisar métricas e desenvolver estratégias criativas para conquistar uma posição.
Competências de Monetização de Conteúdo
A menos que você trabalhe em uma empresa de mídia, o conteúdo provavelmente não é o modo como você gera receita diretamente.
Em vez disso, seu objetivo é levar as pessoas a comprar seu produto ou serviço. Como estrategista de conteúdo, você deve planejar como seu conteúdo pode ser monetizado e comunicar isso à sua equipe executiva.
Habilidades Multitarefa e Organizacionais
A vida como estrategista de conteúdo pode ser uma experiência solitária.
Muitas vezes, o sucesso do marketing de conteúdo da marca depende principalmente de seus esforços, e os líderes de sua empresa esperam que você tenha uma atitude independente e responsável para realizar o trabalho.
E, embora haja espaço para colaboração com outros membros da equipe de marketing, você será o único proprietário de suas iniciativas específicas. Ao fazer isso, você terá que gerenciar muitos tipos de projetos e pessoas diariamente.
Ferramentas de gerenciamento de projetos, calendários e anotações serão importantes para você. Rastrear projetos e organizar a comunicação com partes interessadas e outros departamentos é fundamental para gerenciar orçamentos, contratos de fornecedores e calendários editoriais – sem mencionar melhorias na estratégia de conteúdo ou no ciclo de vida que devem ser implementados em toda a organização.
Haverá muitas vezes que você precisará do buy-in dos superiores, portanto, esteja confiante e pronto para compartilhar suas ideias.
Um dia típico para um estrategista de conteúdo inclui reuniões de várias equipes em toda a organização para discutir projetos em andamento e futuros, delineando conteúdo futuro e trabalhando com um designer para elementos visuais.
As Estrategistas de Conteúdo normalmente trabalham em estreita colaboração com estrategistas de mídia social, designers, especialistas em UX, liderança de marketing e equipes de geração de leads para criar uma mensagem coesa. Indivíduos com pouca comunicação e habilidades de planejamento não precisam se aplicar.
Ter a alma de editor
Já afirmamos que as Estrategistas de Conteúdo precisam de habilidades de edição, mas vão além de simplesmente cortar palavras ou otimizar frases.
A competência editorial é especialmente importante durante os projetos de migração. Grandes marcas quase nunca acompanham todo o conteúdo que publicam.
É o trabalho do estrategista de conteúdo para o conteúdo de uma auditoria de conteúdo completa para determinar o que deve ser mantido, editado, reescrito ou retirado com base em análises, a idade do conteúdo e o desempenho atual e histórico.
Uma Mente Analítica
Aplicativos e integrações facilitam a coleta de dados para a maioria dos profissionais de marketing hoje em dia.
Mas saber o que fazer com esses dados é outra história. Como estrategista de conteúdo, você precisa identificar padrões e tendências em seus dados de marketing de conteúdo e tirar conclusões.
Talvez seus posts tenham um desempenho melhor no Facebook, enquanto seus vídeos funcionam bem no Instagram. Talvez o conteúdo mais compartilhável da sua marca tenha 1.500 palavras, publicado pela manhã e incluindo duas imagens do tamanho do Pinterest.
Habilidades de construção de consenso
Como estrategista de conteúdo, você será o porta-voz do conteúdo de sua marca.
Nem todos estarão a bordo com seu trabalho ou suas funções. Alguns nem sequer concordam com a importância do marketing de conteúdo. Você precisa divulgar o evangelho do marketing de conteúdo em toda a organização, delineando e demonstrando seus muitos benefícios.
Quais qualidades são necessárias para o papel estrategista de conteúdo?
As habilidades podem ser aprendidas, mas as qualidades pessoais são mais difíceis de cultivar. Os gerentes de contratação estão procurando as seguintes habilidades em um estrategista de conteúdo:
Preocupa-se com as metas e o mercado-alvo da empresa
Um bom estrategista de conteúdo aprende o máximo possível sobre as metas da empresa e o mercado-alvo, incluindo objetivos de longo prazo e de curto prazo, como direcionar campanhas de marketing para indivíduos específicos.
Se você não é apaixonado pela empresa, a estratégia de conteúdo provavelmente não é a ideal para você.
Atenção ao detalhe
As Estrategistas de Conteúdo têm a capacidade única de ver o panorama geral e, ao mesmo tempo, prestar atenção aos detalhes mais minuciosos. As Estrategistas de Conteúdo precisam manter os projetos dentro do cronograma sem comprometer a qualidade.
Esse traço pessoal é difícil de aprender, mas os indivíduos podem fazer um esforço conjunto para prestar mais atenção.
Resistência à pressão
Ser um estrategista de conteúdo não é um trabalho sem estresse. Gerenciar projetos estratégicos em horários apertados pode ser difícil.
Aprender a manter a calma sob pressão e ainda executar campanhas atraentes é uma qualidade pessoal que vale a pena destacar. A flexibilidade também é fundamental em momentos difíceis ou imprevisíveis.
Pratique as qualidades pessoais de independência, liderança, atenção aos detalhes e fazer as coisas para ter sucesso em um papel de estrategista de conteúdo e desenvolva suas habilidades para atender a todas as habilidades sugeridas acima.