Em tempos de crise financeira que estamos vivendo no nosso país é essencial saber viver com menos dinheiro, se adequando a alta de preços de alimentos e com aumentos ainda mais constantes no combustível em postos de gasolina. 

O que fazer então nesse momento? Veja algumas dicas para economizar na hora de abastecer seu veículo e compartilhe com amigos!

De olho na qualidade do combustível

Pode parecer uma dica meio óbvia, mas nos tempos em que estamos vivendo, quando pesquisamos qual o posto oferece o combustível com o preço mais barato, muitas vezes nos encantamos por aquele que se mostra ser mais econômico. 

Mas você deve estar ciente e presente para o fator da qualidade do combustível. Isso quer dizer que você não deve escolher abastecer naquele posto só porque o combustível está com um preço muito abaixo do praticado no mercado naquele dia.

Você precisa ficar de olho para não escolher abastecer com um combustível que possivelmente pode estar batizado, o que só trará malefícios para seu carro ou moto, além de ele queimar muito mais rápido.

Escolher um veículo econômico

Outras pessoas não sabem que muitas vezes mudar de veículo pode ser a melhor solução no longo prazo para economizar no combustível, principalmente numa crise. Mas aqui acreditamos que nem todos tem essa condição financeira, sendo assim, essa solução pode acabar não sendo aceitável para todos. 

No entanto, para aquelas pessoas que possam avaliar essa opção como uma alternativa real, escolher um veículo mais atualizado pode ser uma interessante solução.

Por exemplo, os veículos elétricos ou até mesmo híbridos, podem ser sua melhor escolha nos tempos atuais e nos próximos. O destaque aqui fica com o Novo Mégane que chega no segundo semestre de 2022 e totalmente atualizado, sendo elétrico.

Encha e calibre os pneus

É uma matemática simples, se os pneus estiverem murchos eles terão mais contato com o piso e assim forçará mais o motor. Por isso é essencial ter esse cuidado, pois o motor estando sendo forçado, consumirá mais combustível que o normal e correto. 

A calibragem dos pneus é algo para se fazer rotineiramente, mas uma boa métrica é fazer isso a cada duas idas ao posto de gasolina, ou pelo menos uma vez em cada 15 dias.

Acelerando menos

Quanto mais você acelerar desenfreadamente o veículo causando manobras grosseiras e bruscas e pisando no freio a todo momento só gastará ainda mais combustível do que o planejado. 

Por isso faça sempre acelerações constantes e graduais, ou seja, ao invés de frear sempre que der na telha, diminua a velocidade com antecedência o suficiente, por exemplo, se se perceber mesmo de longe que o semáforo está fechado ou quase.

Fazendo manutenção preventiva

Essa dica pode funcionar com quase todas as coisas que desejamos zelar, pois, uma boa manutenção tem potencial de evitar muitas perdas e complicações futuras. 

No caso da manutenção preventiva de um veículo que impacta diretamente na economia de combustível, o que você precisa entender é que para que seu carro esteja nos padrões de consumo corretos estipulado pelo fabricante é necessário pensar em alguns fatores. 

Tais fatores são: se certificar que elementos como filtros do combustível, filtros de ar, filtros de óleo de motor, pneus alinhados e troca do óleo do motor tendo sido trocado no prazo correto, tudo isso irá influenciar para uma boa autonomia e relação do motor do veículo e do consumo de combustível.