Se você é um nômade, com certeza sabe o quão difícil pode ser encontrar lares confortáveis e que supram a sua necessidade por todos os lugares que visita.
Sendo assim, uma ótima opção, neste caso, é montar seu próprio lar sobre rodas para levá-lo por onde quer que você vá.
Portanto, continue lendo a seguir para saber como montar um planejamento completo e espaçoso para viajar como nômade digital.
1. Escolha um veículo para a montagem do motorhome
Antes de começar a montar um motorhome, é preciso ter, obviamente, um veículo que sirva de base para dar início ao processo de transformação da sua casa sobre rodas.
No entanto, como a intenção é montar um motorhome espaçoso, para que você consiga não apenas passar seus dias de maneira confortável, mas também para trabalhar, o ideal é optar por um veículo grande.
As vans podem ser uma ótima escolha, mas os trailers e ônibus escolares fora de uso podem ser de maior proveito por conta do tamanho.
2. Priorize a parte elétrica do motorhome
Mesmo que o motorhome seja montado para servir como uma casa, é muito importante que você não se esqueça, jamais, de que se trata de um veículo.
Sendo assim, quando você estiver resolvendo toda a parte elétrica, é findam que você não se esqueça de escolher aparelhos compatíveis com a tensão 12V, principalmente no caso da geladeira frost free.
Isso porque, de todos os eletrodomésticos e eletrônicos, a geladeira é a que mais demanda atenção, pois além de ser a responsável por conservar os alimentos e as bebidas, é o único aparelho que precisa estar sempre ligado.
3. Faça uma lista com todos os itens necessários
Para que seu motorhome fique realmente com um aspecto de casa, você precisa medir o espaço do seu veículo e fazer uma lista com todos os itens que pretende adicionar.
Além da geladeira com a voltagem correta, você precisará também de armários compactos, camas múltiplas, pia de louças e banheiro e cooktop para economizar espaço.
4. Trabalhe no sistema de armazenamento de água do veículo
Diferente de uma casa, onde a água é distribuída para todos os moradores, em um motorhome você contará com água própria. Dessa forma, é necessário pensar no seu armazenamento.
Para evitar imprevistos e para não ficar sem água durante a viagem, faça uma avaliação de quais formas a água será utilizada dentro do motorhome.
Se o objetivo for apenas para banho, por exemplo, uma reserva de 19 litros é capaz de suprir a sua necessidade. Agora, se a intenção é garantir água corrente na torneira e outras comodidades, será necessário uma quantidade muito maior.
Portanto, não deixe de estudar essa questão, antes mesmo de qualquer instalação, pois a água é primordial, independentemente de onde você esteja.
5. Foque no planejamento dos móveis
Depois de já resolver a parte elétrica e decidir o armazenamento de água, chegou a hora de começar a pensar no que irá preencher o seu motorhome: os móveis.
É hora de pensar nos armários de cozinha, guarda roupa, cama, mesa de escritório que pode ser utilizada como mesa de jantar, dentre outros itens que você pode desejar incluir no projeto.
É muito importante que você saiba que a maior parte desses móveis precisa ser compactada e fixada no veículo, pois só assim você conseguirá garantir conforto e segurança durante as viagens.
Portanto, preze por opções que serão úteis e que serão de grande ajuda, mas que também te darão o espaço necessário.