Viajar para fora do Brasil é muito bom, mas a viagem pode se tornar ainda melhor se você estiver cem por cento em segurança. Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber para estar seguro em viagens internacionais.
Contrate um seguro viagem
Mesmo que a intenção seja apenas se divertir e você não esteja esperando que nada de mal irá acontecer, infelizmente, sempre é possível que alguns imprevistos ou acidentes aconteçam em uma viagem.
E caso isso venha acontecer fora do Brasil, se torna muito mais complicado conseguir resolvê-los. Nestes casos, o ideal a se fazer é contratar um seguro viagem, que é um tipo de serviço que cobre alguns incidentes.
Com um seguro viagem, os transtornos podem ser muito menores do que seriam se você não tivesse contratado algum. Esse serviço pode servir para despesas médicas em caso de acidentes e para extravio de bagagens.
Caso possua um plano de assistência funeral familiar, você também pode desfrutar de certos benefícios nas viagens para o exterior em casos de emergência.
Esteja com as vacinas em dia
Depois da pandemia, a necessidade de estar com todas as vacinas em dia ficou ainda mais em evidência.
Portanto, além de todas as doses da vacina da Covid 19, que se tornou um requisito obrigatório para viajar tanto para dentro quanto para fora do Brasil, é muito importante que você esteja atento às outras vacinas que são obrigatórias para entrar em países.
Muitos destinos exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, que é um documento que comprova suas vacinas em território internacional. Sendo assim, faça uma pesquisa antecipadamente para saber quais vacinas são necessárias e, ao ir para a sua viagem, esteja com o documento em mãos.
Mantenha seus documentos em dia
Em meio a certos momentos que podem ocorrer em uma viagem, apresentar os documentos pode resolver tudo.
Isso significa que, se os seus documentos estiverem pendentes e/ou irregulares, podem ocorrer grandes problemas, principalmente para quem tem passagens aéreas internacionais.
Portanto, antes de ir para a sua viagem internacional, esteja com todos os seus documentos regularizados para evitar transtornos.
Leve dinheiro em espécie também
Uma atitude que pode ser muito proveitosa, mas que muitas pessoas dispensam pela praticidade do cartão de crédito/débito, é o uso do dinheiro em espécie em viagens.
Isso porque, em momentos de emergência ou em cidades pequenas que não aceitam cartão, ter uma quantia em dinheiro em mãos, mesmo que não seja muito, pode ser extremamente útil.
Caso você não tenha como levar exatamente a moeda do país, o dólar é sempre uma moeda versátil e fácil de ser trocada em casas de câmbio.
Tenha o seu chip de internet
Muitas pessoas não sabem, mas o plano de internet do Brasil não funciona em outros países. Isso significa que, se você não se planejar com relação a isso, ficará completamente incomunicável durante a viagem.
Portanto, é de extrema importância que você compre um chip internacional antes ou depois de chegar na viagem ou cheque se sua operadora possui cobertura em outros países para contratar um plano.