A ansiedade para a tão esperada férias sempre é muito grande nas famílias. Trabalhamos e estudamos o ano inteiro em busca de qualidade de vida, e nada mais justo do que tirar alguns dias de folga para arejar a cabeça e renovar as energias.

Para que essas férias realmente valha à pena, é preciso se programar e se organizar muito bem, evitando assim dor de cabeça na hora de descansar. É muito comum esquecer documentos para trás, roupas e até mesmo esquecer daquela conta que irá descontar em seu extrato. 

Por isso, veja como se preparar para as férias em família e aproveitar ao máximo esse momento tão esperado.

Planeje seus gastos e faça um orçamento

Todo mundo que viaja com tranquilidade começa a se planejar com antecedência, até mesmo um ano ou mais antes de fazer essa viagem. É bom se organizar para isso, pois tudo depende do tipo de viagem que você pretende fazer e quanto tempo irá ficar.

Viajar para um resort ou parque aquático é diferente de acampar ou ir para uma casa de veraneio. São gastos diferentes e demandas diferentes, que deve se encaixar no orçamento das despesas fixas. O ideal é que você aprenda a consultar o extrato de seus cartões para acompanhar os gastos e valores a serem pagos. Somente assim, você irá fazer uma viagem tranquila.

Comece colocando na ponta do lápis os gastos que já sabe que terá, como o transporte e hospedagem. Se for de carro deve pensar em quanto de gasolina irá gastar, nos gastos de manutenção do veículo e também nos pedágios que podem ter. De avião você já deve levar em consideração do traslado necessário até chegar ao seu destino.

Pense no roteiro que pretende fazer

Se a viagem que você pretende fazer é para um lugar novo, com diversas atrações turísticas, dê uma pesquisada antes para conhecer o que tem de legal e pré selecionar alguns lugares para conhecer.

Isso também inclui pensar nos valores dos traslados, entradas de parques, eventos e outras atrações turísticas. Praças, arquiteturas, mirantes e cultura local são algumas coisas que é sempre bom conhecer para ter a satisfação de realmente ter passado por esse lugar.

Avalie as datas

Às vezes essa viagem que você quer tanto fazer e não sai do papel, só precisar ser feita em uma data diferente. Existe alguns roteiros de viagens em que o valor aumenta só por causa das altas temporadas, mas é bom pensar se realmente vale à pena.

Em datas especiais, como feriados prolongados e férias escolares, tanto passagens aéreas como hospedagem costumam ter um preço mais alto. Você vai gastar mais só por causa de uma determinada data, como o feriado Semana Santa ou a data do dia dos namorados.

Faça um check-list

O famoso check-list é indispensável na hora de ficar alguns dias fora de casa. Faça um check-list de tudo que precisa levar e tudo que precisa fazer antes de viajar, assim você evita futuros problemas ou dores de cabeça. Inclusive aproveite para fazer um check-up em seu automóvel, caso sua viagem seja nele.

Lembre-se também de toda a documentação necessária para levar. A carteira de identidade deve te acompanhar sempre nas viagens nacionais, principalmente das crianças. Já o passaporte, todos devem possuir para viagens internacionais, e dependendo do destino, cartão de vacina. O importante é se precaver para garantir que a viagem seja a melhor possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *