Equipamentos de última geração e um ótimo conteúdo são de extrema importância, no entanto, não são os únicos elementos para o sucesso de um meio de comunicação. Existem recursos que contribuem para deixar a programação mais dinâmica e profissional como, por exemplo, as vinhetas musicais.

A utilização delas atrai a atenção dos ouvintes para que eles voltem a ouvir um determinado programa, criando assim uma fidelização. Veja agora o que é vinheta musical e onde elas podem ser usadas.

O que é vinheta musical?

A vinheta musical é como se fosse a assinatura da sua marca. De modo geral, esse tipo de vinheta é feito de frases pequenas e que duram apenas alguns segundos.

Qualquer conteúdo de TV, web ou rádio estar passível a uma grande concorrência com outros conteúdos. Dessa forma, para ganhar destaque, muitos desses meios de comunicação produzem vinhetas rápidas para acostumar o público sobre um determinado assunto que vai ser tratado, e ao mesmo momento, gerar algum identificador para que a vinheta seja lembrada pelo público.

A vinheta musical é um meio eficaz quando a questão é fazer a marca ser lembrada, por que são utilizados alguns elementos que marcam como, por exemplo, imagens, animações, criatividade, música e efeito sonoro.  

Onde usar a vinheta?

A utilização de vinhetas musicais atrai a atenção de quem ouve, por isso é muito importante para os meios de comunicação, uma vez que isso dá mais credibilidade, garantindo a sua existência na mente do público.

A vinheta musical pode ser usada em emissoras de rádios, de televisão e na internet. Mas neste artigo, vamos nos concentrar nas vinhetas para rádio.

Para rádio existem as vinhetas para rádio onde são usadas em abertura de programas e também no seu término. O objetivo dessas vinhetas é atrair atenção das pessoas sobre o que elas estão para escutar ou o que acabou de ouvir, tornando a programação mais criativa.

As vinhetas musicais são fundamentais para as rádios, para criar lembrança na mente dos ouvintes. Elas têm a capacidade de atrair a atenção das pessoas para o assunto que vai ser tratado na rádio, ligando o programa e uma introdução para o que será tratado.

Muitas vezes, a vinheta é o segredo para fazer com que os ouvintes voltem a escutar determinada programação para ouvir o assunto que ela já tem conhecimento que será de seu proveito.

Diferente de jingle e spot

Algumas pessoas acreditam, talvez por falta de informação, que vinheta musical é a mesma coisa que jingle ou spot, no entanto, a verdade é que são coisas diferentes.

Como já vimos, a vinheta musical é a assinatura da sua marca. O jingle é uma propaganda cantada, isto é, mensagem publicitária cantada e criada com um bordão fácil e de tempo curto, para que seja lembrado facilmente.

De modo geral, o público acha mais fácil lembrar de algo quando ele é musical, cantado. O jingle é produzido para gerar empatia e permanecer na mente das pessoas, com certeza, você deve lembrar de algum jingle que foram ou estão sendo transmitidos em rádios e TVs.

No caso do spot, é um anúncio feito especialmente para rádio onde o locutor faz a gravação em um estúdio habilitado. Nessa gravação é colocada uma canção de fundo com o intuito de propagar um assunto de modo mais direto para seu público.

Então quando quiser lembrar a diferença entre eles é só pensar que o jingle é um anúncio cantado, o spot é um anúncio falado e a vinheta musical é para você deixar a sua assinatura naquele anúncio.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *