Fazer uma viagem não é algo barato, porém, não precisa fugir dos limites do seu orçamento.
Os segredos para conseguir gastar pouco, mesmo estando viajando, você confere a seguir.
Fique de olho no preço das passagens
Caso o destino da viagem seja muito longe e impossível de ir de carro ou ônibus, a melhor dica para economizar é pesquisar os preços das passagens aéreas com antecedência.
Ao fazer isso, além de se planejar com calma e pegar os melhores preços, pode acabar se deparando com alguma promoção ótima pelo caminho.
Evite o cartão de crédito
Mesmo que às vezes seja algo inevitável, evite fazer o uso excessivo do cartão de crédito em sua viagem.
A real é que, a pessoa que usa muito o cartão durante a viagem, pode acabar perdendo o controle dos gastos. Lembre-se sempre: a viagem chegará ao fim, mas a fatura também virá.
Portanto, se a sua intenção é economizar na viagem, procure realizar os pagamentos em dinheiro. Ninguém deseja voltar de uma temporada de relaxamento e logo em seguida ter que pagar boleto com cartão de crédito.
Dê preferência às hospedagens alternativas
É realmente muito gostoso viajar e se hospedar em hotéis luxuosos e bem estruturados, porém, é também um golpe na carteira.
Por isso, opte por casas e apartamentos em imobiliárias especializadas em aluguel por temporada e deixe os 5 estrelas para uma oportunidade onde não precise se preocupar com dinheiro.
Viaje entre amigos
Outra forma perfeita para economizar, é viajar com os amigos e dividir as despesas.
Se o local desejado não for longe, quanto mais pessoas para dividir a gasolina e o pedágio, melhor.
Caso seja longe, ter mais de uma pessoa para dividir as hospedagens e compras dos itens essenciais para ter em casa é fundamental e fará toda a diferença.
Faça as principais refeições em casa
Quem tem o costume de viajar ou simplesmente comer fora, sabe como as refeições em um restaurante custam caro.
Em uma viagem, onde o objetivo é economizar dinheiro, essa opção deve acontecer apenas algumas vezes para curtir a gastronomia local, não diariamente.
Portanto, com o dinheiro que gastaria comendo fora, compre comidinhas gostosas para preparar e alimente-se em casa.
Pesquise a baixa temporada
Na alta temporada, as passagens e hospedagens costumam ficar naturalmente mais caras.
Por isso, pesquise sobre os locais desejados e veja quais deles estarão na baixa temporada para que consiga pagar menos, mas fique atento às condições climáticas do local, pois a intenção não é que o barato saia caro.
Converse com pessoas que já fizeram essa mesma viagem
Quem tem boca não vai apenas à Roma, mas sim para qualquer lugar.
Procure interagir com pessoas que viajaram para o local a que você pretende ir, pergunte sobre o preço dos passeios, onde trocaram o real pela moeda local, onde ficam os guichês de transporte promocionais, quais são os melhores restaurantes fora das rotas turísticas, dentre várias outras informações possam agregar.