Provavelmente porque há um milhão de pais que viajam por aí que se preocupam com a possibilidade de sobreviver e se incomodam os outros com um bebê agitado ou criança com birra, saber qual é o melhor momento para viajar com um bebê é importante.
Para complicar ainda mais, é muito difícil prever como o bebê ou a criança se comportará em um voo quando você precisar reservar passagens aéreas com meses de antecedência, preparando os itens como kit mamadeira avent pétala e roupas para a viagem. Confira algumas dicas:
0-3 meses
A menos que seja absolutamente necessário, principalmente para os pais de primeira viagem, não é recomendado voar nessa idade. Muitas vezes, os bebês ficam com cólica e dormem nos momentos mais estranhos, o que pode ser difícil para todos a bordo de um voo mais longo – especialmente os pais.
Além disso, os novos pais estão estressados e as mães ainda podem estar se recuperando do parto. Finalmente, os bebês podem ser suscetíveis a todos os tipos de germes básicos que prosperam em lugares lotados, como aeroportos e aviões, e não é divertido encontrar-se em uma viagem com um recém-nascido doente.
3-9 meses: uma ótima idade para voar.
O maior desafio nesta fase é para os pais pela primeira vez que ainda estão apenas descobrindo como ser pais. Os bebês são realmente fáceis, mas os pais geralmente não sabem disso, porque tudo sobre a criação de filhos ainda é tão novo!
Os bebês ainda dormem muito e não são tão móveis nesse estágio. Seu bebê ainda estará amamentando ou tomando mamadeiras regularmente, para que você possa se alimentar da decolagem e aterrissagem e evitar problemas de pressurização do ouvido.
9 a 12 meses:
Aproximadamente quando seu filho começa a engatinhar, as coisas ficam um pouco mais desafiadoras. Se seu filho estiver ativo, ele ou ela pode querer passar o voo se contorcendo de seus braços e rastejando pelos corredores.
É nessa idade que eu recomendo fortemente que os pais comecem a comprar um assento para os mais pequenos (especialmente para voos mais longos), para que você possa colocá-los nos assentos do carro para tirar uma soneca ou apenas para descansar os braços.
12 a 18 meses:
Assim que seu filho começar a andar, todas as apostas provavelmente serão canceladas, a menos que você seja abençoado com a mais suave das crianças. As crianças de um ano ainda são jovens demais para entender e seguir as instruções; portanto, a disciplina é ineficaz.
Distraia e, se necessário, suborne. Caminhe pelos corredores com seu bebê, fique na cozinha sempre que puder e traga uma variedade de lanches, livros e brinquedos para lidar com um curto período de atenção.
18 a 24 meses:
As coisas continuam desafiadoras com uma criança totalmente móvel, mas ainda não racional. É nessa idade que você começará alguma disciplina com seu filho, para poder registrar sucessos ocasionais.
Você também pode começar a usar um iPad ou DVD player para se distrair, em breves intervalos. Essa idade costuma ser mais fácil para as meninas do que para os meninos, pois as meninas tendem a desenvolver habilidades verbais para expressar frustração alguns meses antes dos meninos.