Os espaços de coworking surgiram em 2005 e, com o tempo, se espalharam pelo mundo redefinindo o conceito de ambiente profissional para as mais diversas e diferentes áreas. Os escritórios compartilhados se tornaram uma alternativa viável e completamente efetiva para profissionais autônomos, pequenos empreendedores, profissionais em busca de recolocação e muitos outros perfis que desejam interação, serviços de qualidade e excelente estrutura.

Se você chegou até aqui, muito provavelmente já sabe o que é um coworking e deseja saber mais dos benefícios do escritório compartilhado e também sobre os principais serviços.

COWORKING: OS SERVIÇOS INDISPENSÁVEIS

1-  Serviço de Internet

Se você já trabalhou em uma empresa com uma internet instável, você sabe o quanto é chato interromper a sua linha de raciocínio ou até mesmo uma reunião online por problemas de conexão. Não é novidade que esse serviço no Brasil não é dos melhores, mas alguns itens podem ser levados em consideração ao contratar o seu espaço de coworking.

A internet irá comportar 20, 30 ou até mais pessoas trabalhando simultaneamente? Os escritórios compartilhados possuem essa demanda e, em caso de uma internet de baixa qualidade, dificilmente suportará. O que vale conferir é se a internet é “dedicada”, que liga diretamente o seu computador ao provedor, diferente da “compartilhada”, que divide o sinal com diferentes computadores, residências, empresas, etc.

2- Estrutura

Se você está saindo de casa para trabalhar em um escritório que é compartilhado com outras pessoas, o escritório precisa ser organizado, bonito e funcional, certo? Todos nós nos sentimos mais valorizados e confortáveis quando estamos nem um ambiente bonito, limpo e bem decorado, além de estar diretamente relacionado com a produtividade.

Alguns fatores e itens são importantes ao escolher o coworking que você deseja trabalhar. Ar-condicionado é essencial: o item é o básico para locais compartilhados e fechados, sobretudo em um país tropical e com dias completamente quentes como o nosso. Mesas e cadeiras são outros fatores importantíssimos, mas passar oito horas sentado numa mesa posição exige da sua saúde física. Para manter o seu corpo em forma e não ver o tempo passar, leve isso em consideração. Um outro fator importantíssimo: manutenção e limpeza. O ar-condicionado funciona bem? Faz barulho? É muito velho? O banheiro está higienizado? Os lixos estão vazios?

3-  Área de convivência

Uma internet boa é importante. A estrutura? Nem se fala. Mas nada disso importa se, depois de uma longa reunião com potenciais clientes ou depois de muito tempo sentado em uma cadeira, você não tiver um ambiente para esvaziar a cabeça e relaxar.

Sair da mesa do trabalho e tomar um café, suco ou água e conversar com pessoas sobre assuntos descontraídos também é muito importante na rotina de um profissional. Alguns coworkings oferecem espaços de descanso e áreas de convivência para que você possa espairecer e deixar todo o stress e toda a tensão do trabalho de lado por alguns minutos.

 4- Sala de Reunião

Esse é, sem dúvida, o item mais importante de um espaço de coworking. Se você é um profissional autônomo, um pequeno empreendedor ou está procurando um local fora da sua empresa para receber um cliente, este é o ambiente ideal para você. Reuniões com clientes, futuros contratados ou até mesmo um novo sócio podem mudar para sempre o seu futuro profissional.

Por isso, as salas de reunião precisam de uma estrutura de ponta, decoração e limpeza impecável e uma receptividade incrível. Ar-condicionado, equipamento multimídia, cadeiras de escritório confortáveis, cafés, águas e copos ao alcance das mãos e internet de altíssima qualidade são indispensáveis em uma sala de reunião.

5- Serviços de conveniência

Muitas vezes quem opta por um escritório compartilhado provavelmente você não tem ainda um investimento para uma recepcionista, motoboy ou então uma secretária. Um bom espaço de coworking pode fazer isso pra você: atender seus telefonemas e receber seus e-mails, solicitar ou atender um motoboy, recepcionar um cliente ou um futuro sócio. Pequenos detalhes também fazem a diferença para o sucesso do seu empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *